Regional de Saúde de Leopoldina propicia capacitação de técnicos no sistema SUSfácil

Créditos: Wagno Rocha

Dezoito técnicos de cinco municípios e de quatro hospitais pertencentes à Regional de Saúde de Leopoldina participaram na última sexta-feira (22/11), de uma capacitação sobre o sistema SUSfácil. A capacitação foi realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e intermediada pelo Núcleo de Regulação da Regional de Saúde de Leopoldina. Também estiveram presentes o coordenador do Núcleo de Regulação da Regional de Leopoldina, Wagno da Rocha Antunes, a secretária de Saúde de Cataguases, Daniela Rezende Coelho e o secretário de Saúde de Laranjal, Marcelo de Souza Carvalho.

A proposta da capacitação surgiu através de dificuldades de manuseio, operacionalização e entendimento de funcionalidades do SUSfácil por parte dos técnicos que trabalham diretamente com o sistema nas Secretarias Municipais de Saúde e nos hospitais que pertencem à Regional de Leopoldina. As dificuldades de manuseio e de operacionalização podem gerar inconvenientes diversos como a não alimentação adequada da fila de cirurgias, o desconhecimento das possibilidades de emissão de relatórios, o preenchimento deficiente dos laudos dos pacientes nas solicitações de transferências inter-hospitalares via SUSfácil, entre outros.

Durante o evento, Wagno Rocha Antunes destacou a importância da capacitação para os técnicos das secretarias municipais e dos hospitais que estão começando agora com o trabalho do SUSfácil. “O esclarecimento de dúvidas facilita o entendimento global e alinhamento das ações desenvolvidas no sistema, além de possibilitar um desempenho mais qualificado desses técnicos”, conclui.

O SUSfácil é um software de regulação assistencial cujo intuito é agilizar a troca de informações entre as unidades administrativas e executoras dos serviços de saúde de Minas Gerais, garantindo, assim, melhorias constantes no acesso e atendimento prestado à população.

Autor: Wagno Rocha

Rolar para cima