No sábado, 18/10, os 15 municípios que compõem a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina realizaram o Dia D da Campanha de Multivacinação. A ação integra a estratégia nacional de atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias), iniciada em 6/10 e com término previsto para 31/10.
O objetivo da campanha é atualizar a situação vacinal conforme o Calendário Nacional de Vacinação, contribuindo para o aumento das coberturas vacinais e a redução do risco de reintrodução e/ou disseminação de doenças imunopreveníveis no território.
A referência técnica em Imunização da GRS Leopoldina, Elisabete Guimarães Santos Vieira, destaca que “todos os municípios da Regional realizaram a mobilização em seus territórios, reconhecendo a estratégia de multivacinação como uma ação essencial para ampliar o acesso à imunização e melhorar as coberturas vacinais na região”.
Para Amanda da Silva Souza, coordenadora de Vigilância em Saúde do município de Cataguases, o Dia D foi um momento fundamental para garantir que crianças e adolescentes tivessem suas cadernetas atualizadas. “A mobilização envolveu profissionais de saúde e a comunidade em um esforço conjunto pela prevenção de doenças e fortalecimento da imunidade coletiva. A vacinação é um ato de cuidado e responsabilidade que protege não apenas quem recebe a dose, mas toda a população”, afirma.
As campanhas de multivacinação são estratégias importantes para a melhoria das coberturas vacinais. “Embora tenhamos observado uma melhora nos indicadores, ainda há muito trabalho de conscientização a ser feito para evitarmos o retorno de doenças, surtos e epidemias anteriormente controlados”, ressalta Lutianni Dias Brazolino, coordenador de Vigilância em Saúde da GRS Leopoldina.
Por GRS Leopoldina
Fotos: Divulgação prefeituras
