A Regional de Saúde de Juiz de Fora promoveu nesta quarta-feira, 31/07, uma oficina de capacitação junto aos farmacêuticos municipais. O objetivo do encontro foi alinhar conceitos e ações inerentes à política estadual e nacional de assistência farmacêutica, a fim de capacitar e atualizar profissionais da área farmacêutica e hospitalar para as atividades diárias junto aos componentes Básico, Estratégico e Especializado. Contribuindo, assim, para a ampliação do acesso aos medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e de seu uso racional.
A reunião foi conduzida pela coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Regional de Saúde de Juiz de Fora, Claudia Nicoline, que falou sobre os desafios para assistência no SUS; programas estruturadores, gestão da informação e utilização do Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica (SIGAF).
A oficina contou também com a participação das farmacêuticas do núcleo: Rita Sales (montagem de processos de solicitação do componente especializado; Insulinas Glargina e Asparte) e Emanuela Souza (dispensação de medicamentos do componente especializado) e Luiz Fernando Freesz (componentes: Básico e Estratégico).
Segundo Claudia “diante dos desafios enfrentados para a gestão da Assistência Farmacêutica, é muito importante a promoção deste tipo de evento de suporte técnico aos municípios, para repasse de informações atualizadas, levantamento e esclarecimento de dúvidas dos farmacêuticos, como também para ampliação das interfaces e parcerias, na perspectiva de qualificação dos serviços prestados à população” concluiu.
Autor: Adriana Mendes