Regional de Saúde de Juiz de Fora promove o Conexão Minas-Saúde Regional com participação de 37 municípios

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) realizou nesta quinta-feira, (10/4), o evento Conexão Minas-Saúde Regional. O encontro reuniu 37 municípios de abrangência da SRS Juiz de Fora no auditório da faculdade Suprema, com participação de prefeitos municipais, secretários municipais de Saúde, técnicos municipais, técnicos e coordenadores da SRS e representantes dos Consórcios Intermunicipais de Saúde no território.

Com o objetivo de fortalecer as políticas de saúde na região, foram apresentadas aos participantes temas como: estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o território de abrangência; Cosems em Pauta; governança regional; consórcios; planejamento e instrumentos de gestão; clareza da responsabilidade do gestor enquanto ordenador de despesas e prestação de contas; vigilância em saúde; redes de atenção à saúde e o acesso a serviços de saúde. 

O superintendente regional de Saúde de Juiz de Fora, Rodrigo Mattos, falou da importância do evento regional como forma de integrar as políticas de saúde. “Nosso objetivo é cada vez mais regionalizar as ações  para que a saúde chegue mais perto dos cidadãos mineiros. Temos um desafio que é fazer com que os hospitais de municípios menores atendam mais para diminuir os atendimentos do município de Juiz de Fora que é muito grande e tem que atender toda a região. Temos que valorizar e melhorar os hospitais menores da nossa região” conclui.

Abertura do encontro em Juiz de Fora

Representando a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Flávia Fiuza Botelho, superintendente de Integração Regional da Subsecretaria de Regionalização (SUBR), reforçou o empenho e os investimentos que o Governo de Minas Gerais tem realizado na saúde e ponderou sobre a importância da reflexão sobre saúde, que é um bem absolutamente grandioso.

 “A saúde é importante e presente a todos nós, seja pela sua presença ou pela sua falta. O SUS é grandioso. Aqui, todos nós trabalhamos juntos. Que sejamos um ponto de conexão para que a saúde chegue a todos os mineiros.”, ressaltou Flávia Botelho. 

Representando os Conselhos Municipais de Saúde (CMS) da área de abrangência da SRS Juiz de Fora, Jorge Ramos, presidente do CMS de Juiz de Fora, ressaltou que é preciso fazer um debate sobre os Conselhos Municipais de Saúde, afinado a proximidade.  Segundo ele, “é interessante fazer esta discussão e ouvir quem está na ponta, quem pratica a assistência. Precisamos ouvir a sociedade, a comunidade que está garantida na Constituição como participante da gestão do Sistema Único de Saúde“.

Equipe de coordenadores da SRS de Juiz de Fora

O vice-presidente estadual do Cosems-MG e secretário de saúde de Goianá, Lúcio Alvim, enfatizou sobre a excelência do debate da saúde na região como um todo. “A SES-MG e Cosems trouxeram para cada território de Minas Gerais o Conexão Minas-Saúde Regional pois precisamos sentir a política de saúde no território e a necessidade de cada região. Isso se chama fomentação da rede”, ponderou Lúcio Alvim. 

Para o presidente Regional do Cosems-MG e secretário de Saúde do município de Mar de Espanha, Eder Sousa Santos, é importante o trabalho em conjunto para a própria população.  “O diálogo e as conversas têm evoluído muito. Foi muito importante a apresentação das redes de saúde para os novos gestores que estão começando, para entender como funcionam os fluxos”, esclareceu o Eder. 

Representando os prefeitos dos 37 municípios da SRS Juiz de Fora, o prefeito de Chácara e  presidente da Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes) , Jucélio Fernandes de Oliveira, ressaltou em sua fala sobre o reconhecimento dos índices de saúde no Estado.

“Sabemos da complexidade de fazer saúde pública nos municípios, conhecemos as dificuldades que os secretários de saúde e prefeitos enfrentam. Esse momento hoje é muito especial para que os nossos gestores, principalmente os novos que estão chegando, possam ter essa conexão principalmente com os secretários que têm mais experiência, para que possamos realmente, fazer um SUS de verdade, para quem mais precisa que são os nossos cidadãos” relatou Jucelio. 

O prefeito de Pequeri e presidente do Consórcio Intermunicipal de Especialidades (Ciesp), Glaucio Braga Favero esclareceu a importância do Ciesp. “Buscamos diminuir custos e procurar soluções juntos entre os municípios pequenos para levarmos propostas ao governo do Estado de soluções que tragam resultados junto à nossa região, alternativas para ajudar o Estado a entender a dificuldade da demanda regional e facilitar o trabalho junto aos secretários municipais”,  ressaltou o prefeito. 

Por: Roseli de Oliveira Alves / Fotos: Roseli de Oliveira Alves

Rolar para cima