Nesta segunda-feira, (30/09), a Regional de Saúde de Juiz de Fora, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalhador (NUVEAST), recebeu, em seu auditório, supervisores municipais dos 36 municípios de sua jurisdição para capacitação do controle das arboviroses urbanas.
A reunião foi coordenada pela referência técnica em endemias Sérgio Luiz de Almeida e pelo médico sanitarista Dr. Paulo Tavares Frederico e contou com a participação do coordenador do Núcleo Dr. José Geraldo Leal Castro.
Dentre as pautas discutidas, podemos destacar a Portaria MS 1.007 de 04/05/2010, que trata da reorganização dos processos de trabalho, com integração das bases territoriais dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Controle de Endemias (ACE), definindo papéis e responsabilidades como o estabelecimento de fluxos de acompanhamento, planejamento, monitoramento e avaliação sistemática com a Estratégia de Saúde da Família (ESF) que realizam ações de controle vetorial.
Segundo Sérgio, “essa capacitação foi de suma importância para os profissionais da área. Pudemos esclarecer que essa é a função do estado, capacitar e orientar, dando aos municípios condições de executarem suas importantes atividades de campo de forma integrada em prol do município, diminuindo a possibilidade de epidemias de arboviroses”, destacou.
Para o coordenador do Núcleo, Dr. José Geraldo Leal Castro, “a grande importância dessa reunião foi no sentido de esclarecer aos presentes que a supervisão dos trabalhos a serem realizados no município é feita por eles cabendo aos servidores do estado fazer um acompanhamento técnico para saber se o processo de trabalho está em conformidade com o que foi previsto.” concluiu.
Autor: Adriana Mendes