Regional de Saúde de Juiz de Fora capacita municípios da Vigilância de Saúde do Trabalhador

Crédito: Adriana Mendes

A Regional de Saúde de Juiz de Fora, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST), realizou, nesta terça-feira (24/09), capacitação sobre Vigilância de Saúde do Trabalhador. O encontro foi direcionado aos profissionais de Saúde como referências técnicas da Saúde do Trabalhador e coordenadores da Vigilância em Saúde dos municípios de Andrelândia, Arantina, Chácara, Santana do Deserto, Senador Cortes, Simão Pereira.

A capacitação foi coordenada pela referência técnica do NUVEAST, Schirley Santana, que abordou os temas orientações sobre vigilância em saúde do trabalhador, identificação dos agravos para notificação no SINAN, estratégias para busca ativa e investigação do acidente de trabalho grave.

Segundo Schirley, “o objetivo é mobilizar os profissionais da área na busca ativa de notificações dos agravos da Saúde do Trabalhador. A subnotificação dos agravos é preocupante. Em Minas Gerais, todas as Unidades ou serviços de saúde devem atuar como sentinelas para esses agravos. Desta forma, pensamos numa reunião técnica ampliando as discussões e estratégias para qualificar as notificações. Apresentamos também o cenário epidemiológico da região para alinhar condutas de forma a prepara-los para uma atuação mais integrada. Considero extremamente proveitoso e já estamos nos organizando para uma nova capacitação em outubro, na qual poderemos abranger os 37 municípios da Regional”, avaliou.

Autor: Adriana Mendes

Rolar para cima