A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária recebeu na tarde, do último sábado (27/3), no Aeroporto de Montes Claros, mais 8.800 doses de vacinas contra a covid-19, sendo 3.000 doses da vacina AstraZeneca e 3.800 da CoronaVac. Com essa nova remessa, a GRS de Januária totaliza o quantitativo de 82.496 doses recebidas para os municípios que fazem parte de sua jurisdição.
A operação contou com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) que fez a escolta até a rede de Frio da Regional. Nessa segunda-feira (30/3), as doses das vacinas foram distribuídas aos municípios com hora marcada que também contou com a escolta da PMMG durante o trajeto.
Na última semana, a GRS Januária recebeu a 7ª e 8ª remessas de vacinas, nos dias 19 e 25/3, respectivamente, com distribuição aos municípios da área de abrangência da regional, nos dias 22/e 26/3, respectivamente.
O fluxo de recebimento de vacinas e distribuição aos municípios tem sido da seguinte maneira: o Ministério da Saúde (MS) envia ao Estado o quantitativo de doses que seguem para a central da Rede de Frio, na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), onde são armazenadas em temperatura e condições ideais. De lá seguem para a Rede de Frio das Unidades Regionais de Saúde (URS’s) de todo o estado. Posteriormente, os municípios retiram as doses. Cada município é responsável pela logística de vacinação, devendo seguir as diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI) do MS.
A diretora da regional de saúde de Januária, Ioná de Carvalho Lisboa, aproveitou a oportunidade para informar que “as doses de vacina que chegam aos nossos municípios, o desejo é que todos sejam vacinados o quanto antes, mas lembrando que mesmo que já tenhamos iniciado o processo de vacinação ressaltamos a importância do cumprimento do protocolo da onda roxa, para a não proliferação da doença. Só saiam de casa se for extremamente necessário; usem máscaras, façam o distanciamento social e higienizem com frequência as mãos. Contamos com a colaboração de toda a população para o controle dessa doença”, frisou.
Grupo prioritário
7ª remessa – 8.800 doses – Público-alvo: 48,7% dos idosos com idade entre 75 e 79 anos e, 7% dos trabalhadores de Saúde.
8ª remessa – 22.300 doses – Público-alvo: 67,4% das pessoas de 70 a 74 anos e mais 3,7% dos trabalhadores de Saúde. Os quilombolas e população ribeirinha também estão contemplados entre os prioritários.
9ª remessa – 8.800 doses – Público-alvo: 37% da população quilombola e 7% de pessoas entre 65 a 69 anos, 22% dos idosos entre 70 e 74 anos, 23% das pessoas de 65 a 69 anos e mais 2% dos trabalhadores da Saúde.
Municípios sob a jurisdição da GRS de Januária
Microrregião de Januária: Bonito de Minas, Conego Marinho, Januária, Pedras de Maria da Cruz.
Microrregião de Manga: Itacarambi, Juvenília, Miravânia, Montalvânia, São João das Missões.
Microrregião de Brasília de Minas/São Francisco: Brasília de Minas, Campo Azul, Ibiracatu, Icaraí de Minas, Japonvar, Lontra, Luislândia, Patis, Pintópolis, São Francisco, São João da Ponte, São Romão, Ubaí, Urucuia, Varzelândia.
Autor: Giuliana Dias Luz Batista