Regional de Saúde de Januária alinha ações de contenção ao novo coronavírus com microrregiões de Saúde

Crédito: Elisângela Mendes

A Regional de Saúde de Januária realizou videoconferência nos dias 8 e 9/12, para alinhar com as microrregiões de Saúde de Januária, Manga e Brasília de Minas/São Francisco o combate à transmissão de covid-19, considerando o atual cenário das microrregiões. Presentes no evento, representantes de diversas áreas, como coordenadores e técnicos da atenção primária, vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, atenção hospitalar, saúde mental, serviços da atenção especializada e gestores municipais de saúde.

Na oportunidade, foram apresentados os números e taxas de incidência em cada município, conforme dados disponibilizados no site do Minas Consciente (https://www.mg.gov.br/minasconsciente), assim como, diversos protocolos com  questões pontuais, como sintomas da covid-19,  formas de transmissão, meios de proteção individual para atendimento a caso suspeito, organização de processos de trabalho nas unidades de saúde, testagem com teste rápido e RT-PCR, notificação dos casos no E-SUS notifica e no SIVEP-GRIPE, monitoramento de casos e contatos, afastamento do trabalho/retorno ao trabalho, recursos transferidos fundo a fundo, fortalecimento de estratégias de comunicação junto à comunidade, dentre outros.

O evento foi de extrema importância, tendo em vista o estudo do cenário atual das regiões envolvidas, reforçando e orientando a atuação dos mesmos que estão na ponta do atendimento, trazendo assim maior segurança para a população.

A coordenadora de Atenção à Saúde, Nayra de Oliveira Duarte, informou que diante das festas de fim de ano, tornam-se imprescindíveis ações dos municípios junto à população e aos profissionais de saúde, a fim de evitar a contaminação e transmissão. Já a coordenadora da Vigilância Sanitária, Taís Pinto Coelho de Oliveira, ressaltou a importância da priorização dasmedidas para contenção da covid-19, tendo em vista o aumento da flexibilização, por parte da sociedade, quanto ao distanciamento social e medidas de proteção individual e coletivas.

A recomendação é para que as pessoas mantenham as medidas de isolamento social e distanciamento, além do uso constante de máscara e de álcool em gel. É essencial que a população preste atenção no distanciamento, evite sair de casa desnecessariamente, evite aglomerações nas ruas e, principalmente, evite festas e bares nesses próximos dias, o que pode se traduzir em risco para todos.

Autor: Giuliana Dias Luz Batista

Rolar para cima