Regional de Saúde de Ituiutaba realiza capacitação sobre a Atenção Básica no SUS

DSC00592

Nesta última terça-feira (07/02) foi realizada na Regional de Saúde de Ituiutaba uma capacitação sobre o Terceiro Ciclo de Avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e do Sistema e-SUS AB.

Conduzida pelas referências técnicas Lívia Santos Maia Custódio, Kezia Aparecida Bernardes e Rita de Cassia Monteiro da Silva, a capacitação teve como objetivo qualificar os coordenadores municipais para a avaliação PMAQ.

Durante a capacitação, o Secretário Municipal de Saúde de Canápolis, Leoberto Dutra Soares, ressaltou a importância do conhecimento para o aprimoramento dos programas, possibilitando, dessa forma, o cumprimento de metas e indicadores.

Sistema e-SUS AB

O Sistema e-SUS AB foi desenvolvido para atender os processos da gestão do cuidado em saúde, podendo ser utilizado por profissionais de todas as equipes de Atenção Básica, pelas equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), do Consultório na Rua (CnR), de Atenção à Saúde Prisional (ESP) e da Atenção Domiciliar (AD), além dos profissionais que realizam ações no âmbito de programas como o Saúde na Escola (PSE) e a Academia da Saúde.

“O Sistema e-SUS AB contempla a plataforma do Prontuário Eletrônico (PEC AB) onde todos os municípios utilizarão para registro de informações no SIA SAB, num período determinado pelo Ministério da Saúde”, afirmou Maria Francisca Lucia, Diretora da Regional.

Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da qualidade da Atenção Básica

Quanto ao PMAQ, o principal objetivo é induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, além de produzir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.

A Certificação do 3º ciclo do PMAQ seguirá os padrões de acesso e qualidade definidos para as equipes, classificados como:

Padrões essenciais – caso a equipe não alcance um conjunto de padrões mínimos de qualidade considerados essenciais, ela será automaticamente certificada com desempenho de menor faixa.

Padrões estratégicos – para que a equipe seja classificada com o desempenho ótimo, além de obter uma nota mínima, deverá alcançar um conjunto de padrões considerados estratégicos, incluindo a Verificação da Autoavaliação, Avaliação de Desempenho dos Indicadores e Avaliação Externa.

 

Autor: ​Otalino Antonio Rodrigues Filho

Rolar para cima