A Regional de Saúde de Itabira recebeu, nessa terça-feira (22/10), visita do presidente e da mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde de Itabira. A reunião contou com a presença do presidente Danilton de Abreu Duarte, da primeira-secretária, Maria Francisca da Silva, e dos conselheiros do segmento dos usuários e dos trabalhadores do SUS, Silvio Lage e Darliéte Araújo Martins, respectivamente, além do coordenador regional de Regulação, Maurício Geraldo Marques e da referência técnica regional da Odontologia/Napris, Alexandre de Faria Martins da Costa.
Danilton Aguiar destacou a importância do bom relacionamento com as autoridades de saúde, em especial com a Regional de Itabira. “Queremos estar sempre em contato com os serviços do Estado para conhecer as demandas de saúde, desde os recursos financeiros disponíveis até as deliberações, normas e protocolos, que regulamentam o Sistema. Temos o propósito de realizar, além das atividades normais de fiscalização dos instrumentos de gestão, organização dos serviços e programas, de promover uma discussão sobre outras ações que poderão ser implantadas e implementadas, com o objetivo de fortalecer e também ampliar das ações e serviços ofertados onde for necessário e possível dentro do SUS, com qualidade, eficiência e garantia da assistência integral ao usuário”, explicou o presidente.
A diretora da Regional de Itabira, Maria Aparecida Oliveira, colocou-se à disposição do Conselho para quaisquer assuntos e informações do interesse da saúde pública. “É muito importante para toda a região que estejamos unidos, engajados e interessados em resolver os problemas de nossas comunidades que por ventura surgirem. Junto seremos mais fortes, mais resolutivos e próximos da população usuária do Sistema Único de Saúde. É para isto que estamos aqui, para melhorar o atendimento e para vencer as dificuldades que surgirem. Todos os Conselhos Municipais de Saúde são nossos parceiros”, afirmou a diretora.
Maurício Marques avaliou que a aproximação do Conselho com a Regional de Itabira é muito positiva e pode trazer inúmeros benefícios para a região, principalmente, quando os serviços precisam ser reorganizados em alguns pontos como é o caso da nova configuração do Plano Diretor de Regionalização- PDR, que faz um redesenho da rede assistencial de saúde com a entrada de outros municípios na Região de Saúde de Itabira. “Tudo deve ser estudado criteriosamente para que ninguém tenha prejuízo. A comunidade e os serviços devem estabelecer parcerias que atendam às necessidades assistenciais, bem acordadas e de execução clara e objetiva atendendo aos critérios de escala e escopo, seguindo as normas legais de realização dos contatos e convênios celebrados”, finalizou Marques.
Outro assunto discutido na reunião referiu-se à articulação das ações e serviços de saúde afetos à Atenção Primária – Odontologia, à rede assistencial de saúde, ao fluxo financeiro e de atendimento, à referência e contra referência dos serviços, à logística de transporte, e à adesão de pacientes ao tratamento, dentre outros.
“É necessário que juntos possamos articular com todos os Conselhos da região o fortalecimento das ações e serviços de saúde, em um processo de troca de experiência, assim como a discussão de fluxos de trabalho, atendimento ordenado dos serviços com economia de tempo e recursos, com o consequente aumento da capacidade da assistência qualificada e resolutiva”, sugeriu Alexandre Martins da Costa.
Autor: Regional de Saúde de Itabira