Regional de Saúde de Itabira realiza treinamento sobre doença de Chagas

Crédito: Darliéte Martins

A Gerência Regional de Saúde de Itabira, através do Núcleo de Vigilância em Saúde, promoveu  nos dias 7 e 8 de abril um treinamento sobre Identificação e Classificação de Triatomíneos no Controle da Doença da Chagas.  Participaram do treinamento municípios com histórico de circulação vetorial do barbeiro: Catas Altas, Conceição do Mato Dentro, Ferros, Itabira, Itambé do Mato Dentro, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Gonçalo do Rio Abaixo e São Sebastião do Rio Preto.

Os técnicos passaram por treinamento prático de identificação dos triatomíneos visando alinhar as metodologias de trabalho do Programa de Controle da Doença de Chagas nos municípios. O objetivo é melhorar a capacidade de resposta do Serviço de Vigilância Epidemiológica para a detecção dos casos, seu tratamento adequado e imediato.

O coordenador de vigilância em saúde, Marcelo Barbosa Motta, falou dos objetivos do treinamento, esclareceu sobre os aspectos histórico-sociais da doença de chagas, tratamento, profilaxia e fluxo de encaminhamento de amostras para o Laboratório da Fundação Ezequiel Dias em Belo Horizonte.

A referência técnica para Zoonoses, Antônio Carlos Rodrigues, orientou os participantes sobre a implantação e reativação dos Postos de Identificação de Triatomíneos (PIT) e o preenchimento correto dos formulários de atividades diárias de identificação para a Doença de Chagas padronizados pelo Ministério da Saúde.

Autor: Darliéte Martins

Rolar para cima