A parte prática do curso incluiu aulas em campo e visitas às Estações de Tratamento de Água em Guanhães e João Monlevade
A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, concluiu, entre os dias 25 e 28/3, a parte prática do “Curso de inspeção sanitária em formas de abastecimento de água”. O curso teve como objetivo capacitar técnicos municipais das 27 cidades das microrregiões de saúde de Itabira, Guanhães e João Monlevade para realizarem inspeções em Estações de Tratamento de Água (ETA), sistemas de abastecimento e soluções alternativas, como os carros-pipa.
Dividido em duas etapas – teoria e prática –, as aulas teóricas do curso ocorreram nos dias 19 e 20/3, no auditório da Faculdade UNA de Itabira. Já a parte prática foi realizada em duas turmas, com visitas às Estações de Tratamento de Água (SAAE) em Guanhães e Departamento de Águas e Esgotos (DAE) em João Monlevade. Durante a fase prática, os participantes puderam acompanhar de perto o funcionamento de um sistema convencional de abastecimento de água.

Segundo Marcelo Barbosa Motta, coordenador de Vigilância em Saúde da GRS Itabira, a intenção era proporcionar um entendimento completo sobre o processo de tratamento da água, desde a captação até a distribuição. “Um operador experiente de Estação de Tratamento de Água guiou os participantes pelas etapas, abordando o tratamento químico, controle de qualidade e as análises laboratoriais, tanto internas quanto terceirizadas”, explicou.
Ainda de acordo com Marcelo Motta, ao retornarem aos seus municípios, os técnicos estarão mais capacitados para realizarem inspeções sanitárias com mais eficácia e segurança. “Com o conhecimento detalhado sobre o funcionamento das Estações de Tratamento de Água, eles estarão mais preparados para aplicar corretamente o roteiro de inspeção sanitária”, finalizou o coordenador.

A primeira turma participou da aula prática no SAAE de Guanhães, no dia 25/3, com técnicos de municípios como Carmésia, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Ferros, Guanhães, Materlândia, Morro do Pilar, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Sebastião do Rio Preto, Senhora do Porto e Virginópolis. Já a aula prática da segunda turma ocorreu em 27/3 e foi voltada para os técnicos dos municípios de Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Bom Jesus do Amparo, Catas Altas, Itabira, Itambé do Mato Dentro, João Monlevade, Nova Era, Passabém, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, São Domingos do Prata e São Gonçalo do Rio Abaixo, teve sua aula prática no DAE de João Monlevade, no dia 27 de março.
Além das atividades práticas, os técnicos também participaram das aulas teóricas, nas quais aprenderam como elaborar e preencher o roteiro de inspeção, além de como produzir relatórios detalhados. O coordenador de Vigilância em Saúde, Marcelo Barbosa Motta, ressaltou que a equipe de Vigilância em Saúde da GRS Itabira permanece disponível para fornecer suporte contínuo aos técnicos, tanto para esclarecer dúvidas quanto para auxiliá-los durante as inspeções.
Com a conclusão do curso, os profissionais estão mais preparados para garantir a qualidade do abastecimento de água em suas regiões, realizando inspeções sanitárias com mais precisão e fundamentadas nas melhores práticas de operação e controle das Estações de Tratamento de Água.
Matéria por: Flávio A. R Samuel e Fotos por: Marcelo Barbosa Motta