A Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV) promoveu nos dias 30 e 31/05, Encontros Regionais para Fortalecimento da Gestão do SUS, respectivamente nos municípios de Capitão Andrade e Goiabeira.
Os eventos tiveram a participação de prefeitos e gestores municipais de saúde dos 30 municípios que compõem as microrregiões.
Segundo a superintendente da regional, Janine Souza Vicente, o objetivo principal foi “ampliar o apoio técnico entre o Estado e os municípios na gestão local e regional”, afirmou.
Na programação, a coordenadora do Núcleo de Gestão Regional, Daniella Silva Matos, e a referência técnica, Elizabeth Cristina Gosling Stehling, abordaram o tema Planejamento e Financiamento do SUS, focando principalmente na qualificação da elaboração do Plano Municipal de Saúde para que o instrumento reflita a real necessidade financeira do município para garantir as ações e serviços da saúde.
”Demonstramos aos gestores municipais a importância de um Planejamento alinhado com a realidade do município e com as necessidades de saúde da população. Isso em razão ao Projeto SUS Legal que, a partir de 2018, está com previsão de mudanças na forma de repasse dos recursos do SUS: de seis blocos de financiamento para apenas dois caixas únicos, de custeio e investimento”, afirmou Daniella Silva Matos.
O secretário de Saúde de Resplendor, Agnaldo de Oliveira Sousa, ressaltou que o encontro foi muito proveitoso. “A reunião foi muito importante, principalmente para quem é gestor há pouco tempo. Foi muito ressaltado a necessidade de um planejamento bem feito e responsabilidade com a utilização dos recursos da saúde”, pontou.
Por Frederico Bussinger
Autor: Frederico Bussinger