A Regional de Saúde de Governador Valadares, por meio do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (NRAS) promoveu, nesta sexta-feira, 29/09, em seu auditório, um Encontro sobre Diagnóstico e Tipologia Hospitalar. No evento, participaram exclusivamente, gestores municipais de saúde de 51 municípios e representação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais Regional (COSEMS Regional).
O objetivo foi apresentar aos gestores a Tipologia Hospitalar do SUS/MG, considerando o Plano Diretor de Regionalização (PDR), carteira de serviços hospitalares e indicadores de resolubilidade.
“Foi feito anteriormente um estudo e diagnóstico dos hospitais do Estado, dentro da metodologia do Ministério da Saúde, onde os dados sobre produção, recursos tecnológicos e leitos foram levantados. Essas informações foram apresentadas aqui para os gestores neste Encontro, para que eles discutissem se concordam ou não ou se tem alguma informação nova sobre o hospital de sua região de saúde ou município. O resultado dessa discussão será condensado e encaminhando a SES-MG e Ministério da Saúde para a consolidação de uma nova política hospitalar”, destacou a referência em Atenção Hospitalar da Regional, Ana Paula Passos Rafael.
Na abertura do evento, a superintendente Regional de Saúde em Valadares, Janine Souza Vicente, ressaltou a relevância do encontro e da participação dos gestores. “Esse momento é extremamente importante para que os gestores do nosso território discutam e tragam a realidade local . É um primeiro passo para o diagnóstico hospitalar, nomeando o que cada instituição hospitalar presta de atendimento ao usuários dos municípios e identificando de fato o papel que essas unidades tem na rede quanto a resolutividade e qual trabalho que estão desenvolvendo nas microrregiões”, frisou.
O médico e secretário municipal de Saúde de Mantena salientou a necessidade dos gestores serem ouvidos no processo de implantação da nova politica hospitalar. “Dentro da realidade de cada região e do município, tivemos a oportunidade, na parte da tarde, de discutir e apontar os gargalos que existem quanto a estas questões que necessariamente precisam ser corrigidas pelo Estado. Isso é democrático e essencial que seja feito antes da implantação dessa política”, apontou.
Participaram também do evento, a coordenadoras de Regulação, Neusa Moraes e do Núcleo de Rede de Atenção à Saúde, Carolina Laviola , a presidente do COSEMS Governador Valadares e secretária municipal de Saúde de Mathias Lobato, Juscélia Almeida, a apoiadora regional do COSEMS, Kelen Cândida Braga, além de técnicos da Regional.
Autor: Frederico Bussinger