Em decorrência ao de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), principalmente sífilis, e em função da necessidade de reciclagem dos profissionais de saúde municipais, a Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV) promoveu, nos dias 26 e 27/03, capacitação de teste rápido para HIV, Síflis e Hepatites. O público alvo era formado por enfermeiros farmacêuticos, dentistas e psicólogos das equipes de Atenção Primária de 51 municípios, além de funcionários de hospitais da região.
Segundo a referência técnica em IST’s-Aids da SRS-GV e organizadora do evento, Sônia Martins Galvão, “os treinamentos em teste rápido ocorrem desde 2016, mas em função da mudança de administrações municipais com troca de profissionais, a SRS-GV resolveu treinar e atualizar os novos técnicos na execução de quatro testes rápidos, que são HIV, Sífilis, e Hepatite B e C”, informou.
Na programação, foram apresentados temas como “Cenário Epidemiológico das IST’s na Região Leste, pela referência técnica em Sífilis da SRS-GV, Luiz Patrício Neto” e “Aconselhamento, Riscos e Vulnerabilidade e Implicações éticas do HIV”, “Simulação de Aconselhamento e Teoria de Teste Rápido”, abordados pelos monitores Maria Aparecida de Lima do Hospital Municipal de Governador Valadares e Marcilene Marinho do Nascimento e Lucas Lima Barbosa da Secretaria Municipal de Saúde do Município.
A enfermeira do hospital São José/São Camilo de Aimorés, Andressa Zan Soares, destacou a importância da capacitação. “Achei muita proveitosa e informativa, porque muitas dessas infecções estão aumentando significativamente, além do que, quando os pacientes chegam ao hospital, muita das vezes eles não sabem que já têm as doenças e com os testes rápidos nós as detectamos no momento da internação”, concluiu.
Na parte final da programação, foi realizada uma aula prática dos testes rápidos e informado que um novo treinamento está marcado para os dias 30 e 31/05 deste ano.
Vale saber
Qualquer cidadão pode fazer o Teste Rápido de IST/Aids em um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) ou nas diversas unidade do Sistema Único de Saúde (SUS). O teste exige apenas uma gota de sangue do paciente e fica pronto em cerca de 30 minutos. O exame é 100% nacional desde 2008, produzido pela Biomanguinhos/Fiocruz e pela Universidade Federal do Espirito Santo.
Além disso, os CTAs oferecem aconselhamento sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e qualidade de vida, além das maternidades públicas e dos serviços especializados. Lembrando que o teste rápido pode ser feito de forma anônima e é gratuito.
O CTA em Governador Valadares funciona no Centro de Referência em Atenção Especial à Saúde Ladislau Salles (CRASE), rua Oswaldo Cruz, nº 242, bairro Esplanada.
Autor: Frederico Bussinger