Dando sequência aos treinamentos iniciados em 2016, a Regional de Saúde de Governador Valadares promoveu de 25 a 28 de abril, capacitações de Teste Rápido para enfermeiros farmacêuticos e dentistas das equipes de Atenção Primária de municípios de Capitão Andrade, Central de Minas e Conselheiro Pena, todos localizados na região leste do Estado.
O objetivo do encontro, segundo a referência Técnica em DST-Aids da regional, Sônia Martins Galvão, “foi capacitar esses profissionais das microrregiões na execução de quatro testes rápidos, que são, HIV, Sífilis, e Hepatite B e C para que haja profissionais habilitados em prestar uma assistência integral e de qualidade, garantido também o acesso da população a estes serviços”, afirmou.
Temas como Aconselhamento, Riscos e Vulnerabilidade e Implicações éticas do HIV, Simulação de Aconselhamento e Teoria de Teste Rápido foram abordados pelas organizadoras da capacitação, Maria Aparecida Lima do Hospital Municipal de Governador Valadares e Mericley Angela de Oliveira e Marcilene Marinho, estas últimas do Centro de Referência em Atenção Especial á Saúde(CRASE) do município.
Ao final da capacitação foi realizada, ainda, uma aula prática dos Testes Rápidos.
Teste Rápido
Qualquer cidadão pode fazer o Teste Rápido de IST/Aids em um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) ou nas diversas unidade do Sistema Único de Saúde (SUS). O referido teste exige apenas uma gota de sangue do paciente e fica pronto em cerca de 30 minutos. Os CTAs oferecem aconselhamento sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e qualidade de vida, além das maternidades públicas e dos serviços especializados. Lembrando que o Teste Rápido pode ser feito de forma anônima e gratuito.
Confira a lista com a relação dos centros de aconselhamento e testagem (CTA) de Belo Horizonte e Região Metropolitana e Interior de Minas Gerais no site: www.saude.mg.gov.br/sexoseguro
Autor: Frederico Bussinger