Regional de Saúde de Gov. Valadares promove reunião sobre Campanha de Vacinação contra Gripe

Imagem

A Regional de Saúde de Governador Valadares, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiologia, promoveu nesta última sexta-feira (07/04), a segunda reunião sobre a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com a participação de referências técnicas de Imunização e coordenadores de Epidemiologia e Atenção Primária de munícipios da área de abrangência da Regional.

“Nosso objetivo foi apresentar e detalhar aos profissionais de saúde municipais a operacionalização da campanha, bem como aproveitar o momento para rever questões sobre o monitoramento rápido da vacinação contra Febre Amarela”, afirmou a referência Técnica em Imunização da Regional de Saúde de Governador Valadares, Rosangela Zampier.

A campanha, que será realizada de 17 de abril a 26 de maio, nos 51 municípios da região leste de Minas Gerais, tem como meta imunizar cerca de 175 mil pessoas. Na primeira parte do evento, o Farmacêutico e Referência técnica da Regional em Influenza Humana, Charles Aguiar, trouxe informações sobre o cenário atual da doença, ressaltando sobre a necessidade de alertar a população quanto a busca por atendimento médico em caso de sinais e sintomas compatíveis.

Ele ainda contextualizou acerca da Vigilância Sentinela de Síndrome Gripal (SG) e da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), cujo objetivo principal é a identificação dos vírus respiratórios circulantes, permitindo o monitoramento da demanda de atendimento por essa doença. “A necessidade de notificação de todos os casos e óbitos suspeitos que atendam a definição de caso de SRAG, no sistema SINAN Influenza Web”, salientou Aguiar.

O farmacêutico esclareceu ainda questionamentos sobre o Protocolo de Tratamento de Influenza, com ênfase no tratamento oportuno dos casos de SG com condições e fatores de risco, bem como a SRAG, destacando que “as medidas preventivas contra a transmissão do vírus influenza (etiqueta respiratória e lavagem das mãos) devem ser amplamente divulgadas pelos serviços de saúde”, pontuou.

Na segunda parte da reunião, Rosangêla Zampier detalhou toda a campanha e sua operacionalização. A Coordenadora de Atenção Primária de Mantena, Laís Assunção, ressaltou a importância da troca de informações sobre a campanha. “Nessa reunião, nós profissionais de saúde tivemos a oportunidade de trocar ideias junto a outros municípios e sanar muitas dúvidas e principalmente, planejar nossas ações em relação à campanha”, finalizou.

 

Autor: Frederico Bussinger

Rolar para cima