Nessa segunda-feira, 26/09, aconteceu no auditório da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, localizada no município de Divinópolis, o quarto encontro da Curso de Aperfeiçoamento em Apoio Matricial na Atenção Básica, com ênfase nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs). O Curso, ofertado pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), trabalha com uma carga horária de 180 horas, distribuídas em 100h em ambiente virtual e 80h presenciais. Ao todo, 2 mil profissionais ligados ao NASF estão envolvidos no aperfeiçoamento. Só em Minas Gerais, são 14 Turmas.
Ao todo participaram do treinamento 26 profissionais de saúde dos municípios de Aguanil, Camacho, Carmo do Cajuru, Divinópolis, Lagoa da Prata, Nova Serrana, Papagaios, Pitangui, Piunhi, São Gotardo, Serra da Saudade, num total de 11 municípios
O objetivo é fortalecer o NASF na Atenção Básica e o apoio matricial como a principal ferramenta de trabalho para que os profissionais utilizem as ferramentas que o SUS oferece e integre os trabalhos da atenção primária e aumentar efetivamente as ações e serviços oferecidos aos usuários. “ É um Curso de qualificação para os profissionais do NASF que busca otimizar os recursos disponibilizados e integrar a equipe com a rede de Atenção Primária do município, dando clareza e segurança nos processos de trabalho”, explicou a Tutora da Fiocruz, Samantha Ferreira.
Para a Nutricionista de Serra da Saudade, Mariana Matos Noronha, já houve uma mudança significativa na assistência ao usuários e para os profissionais. “Já Houve uma evolução no fluxo de trabalho, uma grande melhora, Estou mais confiante com os resultados que vão surgindo”, destacou a profissional.
Autor: Willian Pacheco