Regional de Saúde de Divinópolis sedia curso de qualificação para Conselheiros Municipais de Saúde

Imagem

Entre os dias 11 e 15 de dezembro, a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), em articulação com o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), promoveu, na sede da Regional de Saúde de Divinópolis, a qualificação para conselheiras e conselheiros de saúde da Região Ampliada Oeste (RAS).

O Encontro de cinco dias e com carga horária de 40 horas teve como objetivos identificar os desafios enfrentados pelos conselheiros municipais de saúde, buscar o fomento de ações de controle e participação social, aprofundar as legislações referentes ao controle social no SUS e fortalecer o papel do controle social nos municípios mineiros.

Além disso, os conselheiros irão elaborar um plano de trabalho diante das dificuldades encontradas no exercício da função, buscando assim fortalecer as instâncias regionais de Controle social.

“O papel do Conselho Municipal de Saúde é fiscalizar. Com a capacitação, os conselheiros vão estar mais emponderados para realizar tal função. É preciso, por exemplo, que eles tenham conhecimento dos blocos de financiamento para saber onde e como o dinheiro está sendo utilizado”, explicou o coordenador do curso de Qualificação para Conselheiros da ESP-MG, Oelde Costa Filho.

 

Autor: Willian Pacheco

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.