Regional de Saúde de Divinópolis realiza último encontro presencial do Curso de Apoio Matricial na Atenção Básica

Imagem

Nesta segunda-feira (28/11),  aconteceu no município de Divinópolis o último encontro do Curso de Aperfeiçoamento em Apoio Matricial na Atenção Básica com ênfase nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs). Ao todo, 26 profissionais de saúde dos municípios de Aguanil, Camacho, Carmo do Cajuru, Divinópolis, Lagoa da Prata, Nova Serrana, Papagaios, Pitangui, Piunhi, São Gotardo e Serra da Saudade participaram do curso.

O objetivo do curso é fortalecer o NASF na Atenção Básica e o apoio matricial como a principal ferramenta de trabalho para que os profissionais utilizem o que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece e integrem os trabalhos da atenção primária. “Até 20 de dezembro há aulas na plataforma digital. A proposta é que os profissionais consigam se organizar e dinamizar a prática do trabalho no NASF, melhorando o fluxo de atendimento e  integrando com a equipe de Atenção Primária do município,  disse a Tutora da Fiocruz, Samantha Ferreira.

O curso, ofertado pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), trabalha com uma carga horária de 180 horas distribuídas em  100 em ambiente virtual e 80 presenciais. Ao todo, 2 mil profissionais ligados ao NASF estão envolvidos no aperfeiçoamento no Brasil. Em Minas Gerais, são 14 turmas. 

 

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima