Ao todo 60 profissionais da Atenção Primária dos 53 municípios da Macrorregião Oeste participam hoje (04/02) e amanhã (05/02) da reunião de alinhamento do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da Regional de Saúde de Divinópolis. Coordenadores de Atenção Primária e Referencias Técnicas das Ações de Alimentação e Nutrição dos municípios discutem os processos de trabalho das Políticas Nacionais e Estadual para Promoção à Saúde e apresentar o Novo Guia Alimentar para crianças menores de dois anos.
O Encontro tem o objetivo de apoiar tecnicamente os profissionais dos municípios, na programação e organização dos processos de trabalho para a realização de ações de promoção à saúde na Atenção Primária, além de criar espaços de discussão, troca de experiências que possam impactar positivamente no resultado dos indicadores municipais.
O Programa Saúde na Escola, Programa Saúde da Família, Vigilância Alimentar Nutricional e Programa Nacional de Suplementação de Ferro e o novo Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos são assuntos abordados com os técnicos municipais. O Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) trouxe para o debate questões relacionadas ao Novo Financiamento da Atenção Primária pelo Ministério da Saúde.
A Referência do Programa Saúde na Escola (PSE), Agripina Fraga, explicou que a Promoção da Saúde é uma estratégia de articulação transversal que busca por meio de intervenções individuais, coletivas e ambientais, que possibilitem, por meio de um trabalho intersetorial, a melhoria da condição de saúde da população.
“Momentos como este são importantes para discutir e debater a possibilidades que visem ampliar a capacidade de cuidado dos técnicos municipais para ofertar uma assistência à saúde da população de forma mais efetiva e de qualidade para que haja mudança nos determinantes sociais da saúde, com o objetivo de estabelecer mecanismos para a redução da vulnerabilidade e das desigualdades e que visem o empoderamento social como forma de fomentar indivíduos e comunidades ativos sobre a produção de sua saúde”, explicou a referência.
Autor: Willian Pacheco