Na última sexta-feira, 05/06, a Atenção Primária à Saúde da Regional de Saúde de Divinópolis realizou com Coordenadores da Atenção Primária e representantes das Unidades prisionais de 15 municípios da Macrorregião Oeste a reunião de alinhamento sobre as ações de enfrentamento à pandemia e apoio à população privada de liberdade.
O objetivo da videoconferência foi reforçar a importância do município e das equipes de atenção primária no apoio e monitoramento das ações de enfrentamento à Covid-19 junto às unidades prisionais do território.
As referências técnicas da Regional de Saúde de Divinópolis, Cecília Godoi e Michelini Oliveira, explicaram que esperam que o encontro virtual reforce as orientações de enfrentamento ao covid-19 já publicadas e divulgadas em relação a população privada de liberdade e abrir a oportunidade de compartilhar experiências exitosas e dificuldades enfrentadas.
“A reunião é importante para fortalecimento das ações no território e, consequentemente, melhorar enfrentamento à Covid-19”, frisou Godoi. “Além disso, é necessário de compartilhar as ações já desenvolvidas e alinhar orientações e recomendações da SES/MG e Ministério da Saúde”, reforçou Michelini.
Na ocasião, apresentaram também as notas técnicas que tratam do enfrentamento à emergência de saúde pública em decorrência daCovid-19 no Sistema Prisional, o manual com recomendações para a prevenção e cuidado da Covid-19 com a população privada de Liberdade, medidas de enfrentamento da doença nas unidades prisionais e orientações de testagem para os detentos sintomáticos.
Autor: Willian Pacheco