Os Núcleos de Gestão Microrregional (NGM) e de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da Regional de Saúde de Divinópolis, juntamente, com a Universidade Federal de São João Del Rei, Campus Divinópolis, realizaram nesta terça-feira (26/09), uma reunião sobre a Política de Educação Permanente (PEP) para Médicos de Saúde da Família do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro contou com a presença de coordenadores da Atenção Primária e secretários Municipais de Saúde dos 54 municípios da Região Ampliada Oeste.
O objetivo do evento foi conscientizar os gestores dos municípios quanto à adesão ao projeto e pactuação na Comissão Intergestores Regional (CIR) de outubro, para que eles indiquem os médicos que participarão do PEP, além de definir o local onde ocorrerão os trabalhos. “É uma reunião introdutória, na qual os gestores ficarão sabendo como será a dinâmica do projeto. Além disso, será realizada uma explanação sobre como esse projeto se insere na Política de Educação Permanente”, ressaltou a referência Técnica de Educação Permanente da Regional de Saúde de Divinópolis, Julio Barata.
A dinâmica do Projeto PEP para médicos e como o mesmo se insere na Política de Educação Permanente foram pontos também abordados com os profissionais de saúde. A proposta é que a Região Ampliada Oeste tenha 15 grupos de Aperfeiçoamento Profissional (GAPs) e que cada um deles poderá acolher de 08 a 12 médicos para discutir protocolos, assistência e estudo de caso.
“A Universidade Federal de São João Del Rei fará a supervisão dos GAPS nas seis regiões do Centro-Oeste. É de extrema importância a educação permanente para médicos, uma vez que o foco é na melhoria da assistência ao usuário”, destacou o diretor do Campus da UFSJ, Campus Centro-Oeste Dona Lindu, Eduardo Sergio da Silva.
Educação Permanente
Promovido pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) e pela Secretaria de Estado de saúde Minas Gerais (SES-MG), o PEP é uma ação educacional que tem o objetivo de contribuir para a educação permanente de médicos da Atenção Primária em Saúde do SUS.
A ênfase está voltada para o aperfeiçoamento das práticas clínicas e para o aprimoramento do processo de trabalho em saúde, fomentando a reflexão coletiva dos processos de trabalho e o estabelecimento de práticas transformadoras. Serão 18 Regiões de Saúde atendidas pelo projeto.
Na região Ampliada Oeste, são 324 Equipes de Saúde da Família. A vigência do contrato com a instituição de ensino superior, no caso a UFSJ, é de 3 anos.
Autor: Willian Pacheco