Com a chegada das festividades de fim de ano, momento em que as pessoas se reúnem para confraternizações de trabalho, com familiares e amigos, acende o alerta quanto à importância de se completar o esquema vacinal contra a Covid-19. Neste sentido, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, por meio de sua Assessoria de Comunicação, intensificou o contato com a imprensa da região para que as mídias informem à população e reforcem a importância da segunda dose da vacina, bem como a dose de reforço para todos que iniciaram o esquema.
De acordo com dados do Vacinômetro, plataforma da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em 9/12, o sistema apontava que 86,63% do público-alvo havia tomado a primeira dose e 74,90% a segunda dose das vacinas Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer, imunizantes que necessitam de duas doses para assegurar a eficácia, além da dose única da Janssen.
A referência técnica regional de Imunização da SRS-Diamantina, Carolina Di Pietro Carvalho, chamou a atenção da população para as mudanças nos prazos da aplicação da segunda dose das vacinas Coronavac, Pfizer e AstraZeneca. “Por meio das entrevistas concedidas às rádios da região, pudemos explicar melhor sobre a segurança das vacinas e, especialmente, chamar a atenção para as mudanças nos prazos de aplicação da segunda dose e dose de reforço. Tem muita gente que está apta a completar esquema vacinal e não está sabendo”, destacou Carolina.
Carolina lembrou ainda que, após a aplicação da vacina, são necessários cerca de 15 dias para a resposta imunológica, ou seja, para a vacina de fato fazer o efeito desejado. “Entendemos que essa é uma semana chave, por isso estamos buscando o apoio da imprensa regional para nos ajudar a alertar e informar a população. Quem tomar a segunda dose ou a dose de reforço nos próximos dias, vai estar muito mais seguro para se confraternizar no natal e ano novo. Mas, não podemos nos esquecer que mesmo com o esquema vacinal completo, o cidadão deve continuar com o uso da máscara, higienizar as mãos com frequência e respeitar o distanciamento social, pois a pandemia ainda não acabou”.
Intervalos entre a primeira e a segunda dose das vacinas
- Coronavac: intervalo 28 dias entre as duas doses;
- AstraZeneca: intervalo de 8 semanas entre as duas doses;
- Pfizer: intervalo de 21 dias entre as duas doses.
Dose de reforço das vacinas
- Coronavac: intervalo 5 meses após a segunda dose;
- AstraZeneca: intervalo 5 meses após a segunda dose;
- Pfizer: intervalo 5 meses após a segunda dose;
- Janssen: intervalo de 2 a 6 meses após a primeira dose.
Autor: Ricardo Maciel