Regional de saúde de Diamantina realiza reunião de matriciamento com a Atenção Primária





A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde, promoveu capacitação, por videoconferência, para cerca de 300 profissionais da saúde que atuam diretamente no atendimento aos usuários com sequelas pós-covid-19, nos 34 municípios que fazem parte da Regional. A reunião de matriciamento contou com a colaboração dos profissionais do Centro Especializado em Reabilitação de Diamantina (CER).

“Como tivemos uma mudança recente de quase 50% na gestão da saúde dos municípios da SRS-Diamantina, onde grande parte desses novos gestores ainda não conhecem os serviços ofertados pelo CER, entendemos que é importante deixar claro e reforçar como os pacientes com sequelas moderadas e graves da covid-19, identificados a partir da aplicação do Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional-20 (IVCF-20), devem ser encaminhados para a reabilitação no CER, que é a referência regional em diversos tipos de reabilitação”, frisou a referência técnica da Atenção Primária da Regional, Karlyone Martins de Souza Ferreira.

Ainda de acordo com Karlyone, “não foi a proposta, neste primeiro momento, esgotar todas a demandas por informações, uma vez que o encontro conta com profissionais de diversas áreas da saúde que atuam na reabilitação. Posteriormente, vamos realizar o matriciamento por área, já que temos demandas diversas, como sequelas de fala, de olfato e paladar; depressão profunda; fisioterapia respiratória; sequelas motoras e neurais, entre outras”, frisou Karlyone.

Apresentação dos serviços, fluxos e estrutura do CER ficou por conta da gerente dos serviços de reabilitação auditiva e visual, Jade Ferreira de Oliveira, e da gerente dos serviços de reabilitação física e intelectual, Vanessa Aparecida da Cunha Aguilar. Além disso, a equipe de terapia ocupacional do CER, composta pelas terapeutas Hamanda Mascarenhas e Fernanda Prates, apresentou o trabalho realizado em decorrência das sequelas cognitivas e de perda de memória em pacientes do pós-covid-19.

Na ocasião, foi informado aos participantes que, no dia 7 de maio será realizado um Webinário, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), quando serão abordados temas relacionados ao tratamento da covid-19 e pós-covid-19 dentro da atenção primária, com estudo de casos.


Autor: Ricardo Maciel

Rolar para cima