A Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), realizaram nos dias 10 e 11 de julho, o Curso Curto de Saúde Bucal do Projeto Saúde em Rede. O evento, que contou com a participação de tutores do projeto, teve como objetivo promover a capacitação e o aprimoramento dos profissionais envolvidos na área.
Durante a capacitação, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer características e aspectos da Rede de Atenção à Saúde no contexto das Redes de Atenção à Saúde em Minas Gerais. Nas discussões, foram abordados aspectos da conformação da Rede de Atenção à Saúde Bucal de Minas Gerais (RASB-MG) em contextos regionais e locais, visando fortalecer a estrutura e o funcionamento dessa importante rede temática.
Um dos pontos de destaque foi o Modelo de Construção Social da Atenção Primária à Saúde (APS), que foi apresentado aos participantes como uma abordagem fundamental para a reorganização de macro e microprocessos no contexto da rede temática da saúde bucal local.
O curso também enfatizou a importância da produção do cuidado à gestante, promovendo a reflexão sobre a relevância da atenção integral em saúde bucal durante a gravidez, e discutindo estratégias de corresponsabilização entre a APS e a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) para garantir o acesso ao pré-natal odontológico de gestantes de alto risco.
Além disso, o evento propiciou o debate sobre os fluxos regionais para o acesso das gestantes ao pré-natal odontológico, com o intuito de mapear possíveis estratégias de otimização e enfrentamento de pontos críticos. Os participantes puderam compartilhar experiências e conhecimentos, fortalecendo a troca de informações e a construção conjunta de soluções para melhorar a qualidade do atendimento às gestantes no âmbito da saúde bucal.
“O curso foi de suma importância para que tutores e profissionais de Saúde Bucal compreendam a importância do acesso ao atendimento odontológico na APS, na garantia do cuidado integrado às gestantes tanto de risco habitual, quanto de alto risco. A abordagem aos macro e microprocessos trabalhados na concepção do Projeto Saúde em Rede trouxe luz à aplicação da construção social também no contexto da Rede de Atenção à Saúde Bucal”, destacou Karlyone Martins de Souza Ferreira, referência técnica da Atenção Primária da SRS Diamantina e Analista Regional do Projeto Saúde em Rede.
Autor: Ricardo Maciel