Regional de Saúde de Diamantina promove Seminário Regional de Assistência Farmacêutica

Créditos: Ricardo Maciel

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, por meio da Coordenação de Assistência Farmacêutica (CAF), realizou, no dia 25 de junho, por videoconferência, o Seminário Regional de Assistência Farmacêutica, voltado aos farmacêuticos que atuam nos 34 municípios que integram a regional.

O seminário foi ministrado pelas farmacêuticas Ivana Di Pietro Carvalho, Aline Bacelar Gonçalves, Cláudia Eliane Dias Batista e Angélica Cristina Soares. Na ocasião, foram abordados temas referentes aos três Componentes da Assistência Farmacêutica (Estratégico, Básico e Especializado), bem como a judicialização da saúde.

“O objetivo do evento foi atualizar os farmacêuticos dos municípios sobre os fluxos de acesso aos medicamentos estratégicos; informar sobre as etapas de aquisição dos medicamentos básicos; orientar quanto aos pedidos de insulinas NPH e regular e a ampliação da distribuição das canetas de aplicação de insulinas; alinhar as etapas de aquisição dos medicamentos do componente especializado; abordar os prós e contras da judicialização da saúde e orientar sobre a retirada, por determinação judicial, de medicamentos, produtos nutricionais, insumos e outros na farmácia da regional”, explicou Ivana Di Pietro Carvalho.

Daniel Gonçalves de Souza, farmacêutico do município de Sabinópolis, participou do seminário e destacou a importância do evento. “Parabenizo a equipe da regional de Diamantina pela iniciativa do evento e pelo excelente conteúdo repassado aos farmacêuticos municipais. Esta interação com a regional é muito importante e dá mais respaldo ao nosso trabalho. Espero que tenhamos outras oportunidades como esta”, disse.

“Agradeço o zelo e esforço dos farmacêuticos da regional que se empenharam em nos orientar. Sabemos que o nosso trabalho é essencial para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e até mesmo para a manutenção da própria vida”, acrescentou Elaine Alves, farmacêutica do município de Veredinha.

Além dos profissionais da CAF, o evento também contou com a participação da referência técnica da hanseníase, o farmacêutico Cláudio Luiz Ferreira Júnior, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, que abordou questões relacionadas à implementação do novo esquema de tratamento da hanseníase paucibacilar.

Autor: Ricardo Maciel

Rolar para cima