Regional de Saúde de Diamantina presta suporte ao município de Capelinha após chuva forte

Imagem

Na tarde da última terça-feira (15/02), o município de Capelinha, que integra a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, foi fortemente atingindo por uma intensa tempestade. De acordo com informações da Prefeitura, entre 17h26 e 19h15 foram registrados 163 milímetros de chuvas, causando danos estruturais em vários pontos da cidade.

Foto - Prefeitura de Capelinha

Diante da grave situação, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) da SRS Diamantina fez contato com a Vigilância Epidemiológica do município para orientar e apoiar nas ações preconizadas pelo Plano de Preparação e Resposta ao Período Chuvoso, que traz como objetivo a redução substancial nos riscos de desastres e nas perdas de vidas, meios de subsistência e saúde, bem como de ativos econômicos, físicos, sociais, culturais e ambientais de pessoas, empresas, comunidades e países, conforme versa o Marco de Sendai, documento internacional para a redução do risco de desastre, que foi adotado na Terceira Conferência Mundial da ONU.

“A nossa recomendação é que fiquem atentos e alertem todas as unidades de saúde do município com relação ao aumento dos possíveis eventos de importância epidemiológica, como a Leptospirose, hepatite, acidentes com animais peçonhentos, e outros. Importante, também, alertar a população quanto aos riscos das enchentes, como proceder com relação ao consumo de água, a distribuição de hipoclorito de sódio, realização de educação em saúde através de mídias e redes sociais, bem como para ficarem atentos com residências que se encontrem em áreas de possíveis deslizamentos. Estamos prontos para apoiar o município no que for necessário”, salientou José Vicente Honorato, da coordenação NUVEPI.

A Superintendente da Regional de Saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, lamentou o ocorrido em Capelinha e colocou a instituição à disposição dos municípios que sofrem com as fortes chuvas. “Com as fortes chuvas que incidem em toda a região, a Regional está em alerta. Nossos técnicos monitoram a situação e estão prontos para orientar e apoiar os municípios atingidos no que for necessário ”, ressaltou Cleya.

Autor: Ricardo Maciel

Rolar para cima