Nessa sexta-feira (7/2), a Regional de Saúde de Diamantina, por meio do Núcleo de Assistência Farmacêutica, realizou o primeiro de três encontros de alinhamento voltados para farmacêuticos dos 34 municípios que fazem parte da regional. As oficinas têm o propósito de fortalecer as práticas associadas à assistência farmacêutica e promover a interação entre os profissionais.
A coordenadora da Atenção Farmacêutica, Ivana Di Pietro Carvalho, falou sobre o conteúdo apresentado neste primeiro encontro. “Neste primeiro módulo, trabalhamos o eixo da Assistência Farmacêutica, onde abordamos três componentes: estratégico, básico e especializado, além da ação judicial e ação civil pública. Quanto ao componente especializado, também foram apresentados os principais problemas encontrados na documentação enviada pelos municípios, que muitas vezes inviabilizam o cadastro dos processos no SIGAF ou a dispensação dos medicamentos”, disse.
Durante todo o dia, os participantes receberam orientações sobre processo de trabalho, fluxo de pedidos de medicamentos e rotinas farmacêuticas, incluindo pactuações e informes sobre mudanças recentes. A elaboração do conteúdo das oficinas e a apresentação dos temas contam com a participação de todos os farmacêuticos da Regional de Saúde de Diamantina.
Os próximos encontros serão realizados no dia 6 de março, para a oficina do eixo Vigilância em Saúde, e no dia 17 de abril, para a última oficina que vai abordar o eixo Atenção Primária.
Autor: Ricardo Maciel