A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, por meio do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (16/03), uma reunião de alinhamento sobre o Mais Médicos, com a referência descentralizada do Programa para a Região Leste de Minas, Vinícius Lana Ferreira.
O encontro foi conduzido pelo enfermeiro e Referência Técnica da Atenção Primária (SRS) para o Programa Mais Médicos, Eduardo Morais, e seguiu a pauta prevista, com uma ampla discussão de ações de fortalecimento da Atenção Primária nos municípios que compõe a SRS de Coronel Fabriciano. “O objetivo do encontro é acompanhar o andamento do Mais Médicos em nossa região e ter um panorama de como está sendo desenvolvidos os trabalhos nos municípios de abrangência da Regional, buscando sempre dar o suporte técnico necessário aos gestores de Saúde”,ressaltou.
Segundo Vinícius Lana Ferreira, Referência Descentralizada do Programa, “atuar nos 84 municípios da Região Leste de Minas (Território Vale do Aço e Território Vale do Rio Doce) demanda sempre um alinhamento com as Regionais de Saúde, visto que se trata da Atenção Primária, e de muitos municípios. Esta aproximação faz com que os programas sejam desenvolvidos da melhor maneira possível”.
Durante a reunião, Vinicius Lana expôs números, particularidades e as principais dúvidas sobre o Programa. Segundo ele, dos 18.240 médicos participantes do Programa, 5.274 são formados no Brasil (29%), 1.537 tem diplomas do exterior (8,4%) e 11.429 são da cooperação com OPAS (62,6%). Mais de 63 milhões de pessoas são assistidas por esses profissionais.
Já o enfermeiro Eduardo Morais, ressaltou que os números em Minas são satisfatórios. São 1.489 vagas autorizadas e 1.352 médicos em atividade, presentes em 510 municípios dos 853 do Estado. Já no território Vale do Aço, que conta com 34 municípios de abrangência da SRS de Coronel Fabriciano, o Programa Mais Médicos está presente em 24 deles e conta com 84 profissionais em atividade, sendo 97 vagas autorizadas. Os dados foram atualizados dia 15 de março de 2017 e estão disponíveis no Sistema de Gerenciamentos de Programas do Ministério da Saúde – SGP.
Autor: Flávio Samuel