Nessa terça-feira (29/11), a Regional de Saúde de Coronel Fabriciano participou com empresas que compõe o Plano de Ajuda Mútua do Vale do Aço (PAM), do simulado anual de emergência, realizado no acesso ao Pátio das Transportadoras da Usiminas, em Ipatinga.
As Referências Técnicas da Vigilância em Saúde Ambiental, Éder Silva e Fabiano Martins, a estagiária de Engenharia Ambiental e Sanitária, Patrícia Ferreira, e representantes da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano informaram que o exercício integra uma programação de atividades contínuas que objetivam preparar as indústrias da região para agir em caso de ocorrências reais.
Éder Silva, membro do PAM – Vale do Aço, explicou que durante a ação foi reproduzida uma colisão entre um veículo com três ocupantes e a traseira de um caminhão-tanque com vazamento de uma substância química altamente corrosiva.
A simulação foi realizada por profissionais da Usiminas, Aperam, Cenibra, Vale e Emalto, com participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Samu. O treinamento das equipes envolvidas teve duração de 50 minutos e contou com a utilização de viaturas, equipamentos e todo o aparato de segurança necessário ao atendimento no caso de acidentes reais.
Embora toda a sinalização do local durante o exercício indique os perigos de uma situação verdadeira, não haverá manipulação de qualquer agente químico ou material que represente riscos aos participantes.
“O simulado permite uma maior capacitação das empresas para trabalhar preventivamente e garantir mais segurança em suas atividades na região. Em caso de emergência, todos estarão mais preparados para atender de forma conjunta e colaborativa, a fim de evitar impactos para o meio ambiente e comunidade”, explica o coordenador do Plano de Ajuda Mútua, Fábio Teixeira Varotto, da Usiminas.
Além desse exercício anual, os integrantes do Plano se reúnem mensalmente para a realização de debates e treinamentos, bem como para o compartilhamento dos processos de cada empresa, garantindo a melhoria contínua de seus processos.
Autor: Flávio Samuel