O auditório da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas recebeu, nos dias 12 e 13/8, reunião para monitoramento e avaliação das ações referentes à tuberculose na região. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) por meio da SRS Alfenas, que objetiva propor ações para aumentar a efetividade dos resultados epidemiológicos referentes ao controle da tuberculose na área de atuação da Regional, bem como realizar discussões ampliadas com as áreas envolvidas, baseadas no Plano Estadual pelo fim da tuberculose como problema de saúde pública em Minas Gerais.
O público alvo do evento, foram os coordenadores de epidemiologia, coordenadores de redes e atenção à saúde, referências municipais de tuberculose e referências municipais que lidam com populações vulneráveis (portadores de HIV, populações de rua, dentre outros).
Durante a abertura da reunião, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS, Maria de Lourdes Barbosa Negrão, disse que a parceria dos técnicos possibilitará o diagnóstico situacional da tuberculose no território, trazendo informações relevantes, a fim de qualificar os profissionais e subsidiar os gestores de saúde na tomada de decisões.
A programação da reunião incluiu, além de um breve histórico sobre a tuberculose, panorama Epidemiológico e Desafios para o Enfrentamento da doença na região, Resolução SES/MG Nº 8.161, bem como indicações do tratamento da infecção latente na tuberculose, confirmação bacteriológica e cultura.
De acordo com Rafaela Bruzadelli Paulino da Costa, referência de tuberculose da URS Alfenas, “o encontro entre as equipes estaduais e municipais possibilitou a discussão de diretrizes do programa de controle da tuberculose e a sensibilização do tema, que é de grande importância na saúde pública”, enfatizou a referência
Para Renata Rocha, referência técnica do Programa Estadual de Controle à Tuberculose, o encontro foi extremamente produtivo, pois contou com a participação e o efetivo envolvimento de todos os municípios da área de atuação da SRS Alfenas. Para a referência técnica, “ficou evidente o forte comprometimento de todos no fortalecimento das ações de controle da tuberculose, enfermidade que tanto impacta a saúde da nossa população”, disse.
O evento foi concluído com reuniões das equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde e URS/Alfenas, para monitoramento das ações de controle da doença a níveis regional e municipal.
Texto e foto: : SRS Alfenas
