Nesta quarta-feira (05/04), a Regional de Saúde de Alfenas realizou capacitação sobre estratificação de risco gestacional, voltada para profissionais médicos e enfermeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) dos treze municípios pertencentes à Regional. O treinamento foi ministrado pelo médico obstetra do Hospital Universitário Alzira Velano, José Sérgio Tavela.
A estratificação de risco gestacional realizada de forma adequada permite que a gestante seja encaminhada para um serviço de alto risco dentro do tempo adequado. Estima-se que 15% das gestações são consideradas de alto risco, o que demanda uma organização dos serviços de atenção ambulatorial, do pré-natal de alto risco e da maternidade.
Durante a capacitação, José Sérgio ressaltou que o atendimento à gestante deve envolver toda a equipe de saúde. “A equipe deve ser focada no acolhimento da usuária no serviço e planejamento das ações para que não haja sobrecarga diária no trabalho”, explica. No treinamento foram apresentadas orientações e diretrizes para a prática clínica qualificada e segura na atenção às gestantes.
Também foram dadas orientações aos profissionais e aos serviços de saúde pública, levando em consideração a nota técnica que orienta sobre os critérios de estratificação de risco gestacional. No dia 12 de abril será realizada uma nova rodada da capacitação para outros municípios que pertencem à Regional.
Autor: Marivalda Cezário Santos Tobias