Regional de Saúde de Alfenas participa de testagem para inquérito de prevalência da covid-19

Crédito: Thayane Viana de Carvalho Lenzi

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas participou, no final do mês de outubro, do “Inquérito de Prevalência Covid-19 nos Profissionais das Regionais de Saúde”, proposto pela Coordenação Estadual de Laboratórios e Pesquisa em Vigilância (CELP), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O objetivo desse inquérito foi o de analisar a prevalência de anticorpos contra SARS-CoV-2 nos profissionais das Regionais de Saúde do Estado e avaliar a circulação do vírus em indivíduos assintomáticos.

“Essa iniciativa foi muito importante porque são profissionais que estão atuando diretamente nas ações de controle da pandemia. Tivemos 92 participações e todos com resultado negativo. Os dados serão enviados para a CELP que fará a análise das diversas regionais de saúde do estado, incluindo Alfenas”, comentou a coordenadora da Vigilância em Saúde da regional, Silnes Helena Diogo Marçal.

A participação nos testes foi voluntária. Os colaboradores interessados assinaram um Termo de Consentimento e preencheram um questionário sobre as condições de saúde. Os testes foram realizados por meio de punção digital, por profissionais de saúde da regional, integrantes do núcleo de vigilância epidemiológica e vigilância em saúde, devidamente paramentados com equipamentos de proteção individual. O resultado do teste rápido foi entregue aos servidores participantes em 15 minutos.
 
“Nós ficamos muito felizes em participar dessa proposta do nível central da SES-MG. Mesmo não sendo uma testagem obrigatória, tivemos uma adesão quase total de nossos colaboradores. Além de participarmos da pesquisa e podermos contribuir de alguma forma com os estudos que estão acontecendo no estado, pudemos ter a informação e saber que não houve, até o momento, contaminação, tranquilizando inclusive nossos familiares. Por esse motivo, vamos reforçar sempre a importância das medidas de proteção individual e coletiva, como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento”, explicou a superintendente da SRS/Alfenas, Thaís Helena Prado Araújo.

Autor: Thayane Viana de Carvalho Lenzi

Rolar para cima