Os municípios abrangidos pela Regional de Saúde de Alfenas participaram, nesta quinta-feira (6), de uma reunião cujo objetivo foi informar sobre as ações de enfrentamento ao novo Coronavírus.
“Nosso objetivo é transmitir as orientações e protocolos definidos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e pelo Ministério da Saúde (MS), para que os municípios possam estar preparados e saibam como agir caso venhamos a ter algum caso suspeito na região”, explica a Referência Técnica em Coronavírus da regional, Maria de Lourdes Barbosa Negrão.
Foram convidados os coordenadores da Atenção Primária, da Vigilância Epidemiológica e representantes dos hospitais dos municípios.
“Esse tipo de encontro é muito proveitoso para que seja possível informar e orientar adequadamente os profissionais de saúde”, Nilton Campaneli, enfermeiro do município de Juruaia.
Os participantes foram orientados sobre os sintomas, formas de transmissão, conduta para atendimento do paciente suspeito, utilização de equipamentos de proteção adequados, monitoramento de familiares e como relatar o caso suspeito à SES-MG. O hospital elencado como referência no Sul de Minas é o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre.
A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Guaxupé, Andréa Coelho, elogiou a iniciativa. “Achei ótima a oportunidade que tivemos para tirar dúvidas. Tudo que é novo assusta, principalmente uma doença que estamos acompanhando diariamente a evolução pelo mundo. Agora podemos organizar os serviços de saúde do município com mais clareza e sabendo como agir para a melhor segurança dos profissionais e pacientes”, afirmou.
Autor: Thayane Viana de Carvalho Lenzi