O Núcleo de Vigilância Sanitária (Nuvisa) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre ministrou na quinta, 11/09, um treinamento teórico para fiscais de Vigilância Sanitária dos municípios. O intuito foi apresentar o modelo de Relatório de Inspeção em Serviço de Urgência e Emergência e o Roteiro Objetivo de inspeção em Urgência e Emergência (ROI).
Segundo a referência técnica do Nuvisa, Ana Carolina Portugal, a capacitação marcou o início de um ciclo de treinamento voltado à qualificação dos fiscais sanitários municipais e da equipe VISACIS por meio de apoio técnico às ações de Vigilância Sanitária municipais via consórcio público de saúde. “O objetivo foi habilitá-los para a realização de inspeções sanitárias nas Unidades de Pronto Atendimento”, disse Ana.
A referência destacou ainda o papel do Nuvisa como órgão educativo. “O Nuvisa contribuiu na orientação do setor regulado, destacando o importante papel da Vigilância Sanitária também como órgão educativo, para auxílio na organização dos processos de trabalho, com foco na promoção de um atendimento mais seguro e de qualidade”.
Na oportunidade, foram abordadas as legislações utilizadas nas inspeções sanitárias das Unidades de Pronto Atendimento, abordando o papel da Vigilância Sanitária e do setor Regulado, Controle de Infecções, Segurança do Paciente, Centro de Material e Esterilização, Higienização, Radiodiagnóstico, Serviço de Nutrição e Dietética, Processamento de Roupas, Gerenciamento de Resíduos e Dispensação de Medicamentos.
Para o fiscal do município de Natércia, Edson Virgílio da Silva, a capacitação foi extremamente enriquecedora e contribuiu para o entendimento aprofundado sobre os processos e protocolos necessários para garantir a qualidade dos serviços prestados. ”A formação trouxe a importância de garantir que os ambientes de atendimento estejam sempre dentro dos padrões exigidos, o que influencia diretamente na qualidade do atendimento e na confiança dos pacientes”, concluiu Edson.
O encontro contou com a participação de fiscais de vigilância sanitária municipais, profissionais de enfermagem das Unidades de Pronto Atendimento e Equipe VISACIS (CISMAS/Itajubá), dos municípios pertencentes à Regional de Saúde de Pouso Alegre que possuem Unidades de Pronto Atendimento.
Por: Otávio Coutinho
Foto: Otávio Coutinho
