Regional de Pouso Alegre realiza oficina para qualificar supervisão de leitos hospitalares

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu, na quinta-feira (12/2), a Oficina de Supervisão de Leitos Hospitalares e Núcleos Internos de Regulação (NIR), voltada a profissionais da macrorregião Extremo Sul. A ação integra a política estadual de regulação e teve como objetivo orientar e qualificar a atuação dos supervisores de leitos nos hospitais da região.

A oficina foi conduzida pelo coordenador de Acesso à Serviços de Saúde, Lucas Botazini, com o intuito de qualificar as equipes municipais e hospitalares, visando o acesso qualificado e oportuno dos pacientes aos leitos hospitalares.

De acordo com a referência técnica da Coordenação de Acesso a Serviços de Saúde da SRS, Karen Fernanda Brianese, a oficina buscou esclarecer dúvidas, promover a integração entre instituições e reforçar a importância do funcionamento adequado do Núcleo Interno de Regulação (NIR). “A supervisão de leitos hospitalares configura-se como um conjunto estruturado, sistemático e permanente de atividades e processos técnicos destinados a assegurar que os leitos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) permaneçam devidamente regulados, monitorados e disponíveis, garantindo à população acesso oportuno, equânime e adequado aos serviços de saúde. ” destacou.

Durante o encontro foram apresentadas orientações sobre o planejamento, monitoramento e coleta de dados relacionados à supervisão, além de definições sobre a atuação conjunta da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), secretarias municipais de saúde e prestadores contratados (hospitais).

A oficina contou ainda com a participação da coordenadora de Acesso a Serviços de Saúde da SRS Alfenas, Thaís Helena Prado Araújo. Para ela, o alinhamento entre supervisores de leito e dos representantes dos hospitais contribui para qualificar o atendimento. “O foco da supervisão de leitos é ampliar o acesso dos pacientes aos leitos hospitalares”. 

Também participaram da reunião a coordenadora de Redes de Atenção à Saúde, Ana Carolina Seabra, e a referência técnica da Política Hospitalar Valora Minas, Kátia Pimentel, que ressaltaram o papel do Núcleo Interno de Regulação para garantir transparência e eficiência no processo de regulação.

O coordenador do NIR e supervisor de atendimentos do Complexo Hospitalar Samuel Libânio, Jefferson Gonçalves, destacou que o espaço favoreceu a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas dos municípios participantes. “Os supervisores de leito são essenciais para otimizar a utilização dos leitos e fortalecer a assistência prestada aos nossos pacientes”, disse.

Supervisores de Leitos

O supervisor de leito, designado pela Secretaria Municipal de Saúde, atua na verificação das informações registradas no sistema de regulação em relação à realidade assistencial das unidades hospitalares, evitando inconsistências e qualidade da gestão.

A supervisão de leitos hospitalares consiste em um conjunto contínuo de atividades destinadas a garantir que os leitos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) estejam regulados, monitorados e disponíveis, assegurando à população acesso adequado aos serviços de saúde.

Por: Otávio Fernandes / Foto: Otávio Fernandes

Rolar para cima