A macrorregião de saúde Sul de Minas Gerais recebeu, no dia 25 de agosto, 12 ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), que farão parte da frota do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião de Saúde do Sul de Minas (Cissul), atendendo a 152 municípios. A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre, esteve presente, por meio da coordenadora da CAS (Coordenação de Atenção à Saúde), Kátia Maria Gomes Pimentel e Silva e da referência técnica do CAS, Luciana Silveira Ferreira, na solenidade de entrega das ambulâncias, que ocorreu em Varginha. A entrega das chaves foi realizada pelo vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, com presença do secretário de Saúde do Estado de Minas Gerais, Fábio Baccheretti.
“Temos muito orgulho de poder contar com o maior consórcio de Minas atendendo toda a região Sul do estado. Esses investimentos com dinheiro federal, estadual, o esforço do consórcio e de cada prefeito farão com que a população tenha a certeza de que, desde o momento do incidente até a transferência eficaz dos pacientes, a saúde estará sendo priorizada com o objetivo de salvar vidas”, complementou o vice-governador mineiro, Professor Mateus.
Na mesma perspectiva, a referência técnica da Coordenação de Atenção à Saúde, Katia Silva, reforçou a importância da chegada dos veículos para a população da macrorregião de saúde Sul. “A entrega destas ambulâncias contribui para a renovação da frota do Samu, com consequente melhoria da qualidade dos serviços ofertados à população do Sul de Minas no atendimento aos casos de urgência e emergência”.
Essas ambulâncias serão destinadas a Varginha, Pouso Alegre, Guaxupé, Piumhi, Alfenas, Lavras, Extrema, Paraisópolis, Guapé e Campos Gerais, que irão receber uma cada, e Ouro Fino, que passará a contar com mais duas. Os veículos foram entregues pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e doados pelo Ministério da Saúde (MS) para a renovação de parte da frota na região.
Samu na Macrorregião Sul
Com 35 bases descentralizadas na região, o Cissul contará agora com 63 ambulâncias para atender mais de 2,6 milhões de pessoas, além de um Suporte Aéreo Avançado de Vida (Saav), alocado em Varginha, e um Núcleo de Educação Permanente (NEP), que capacita os profissionais do Samu 192 e os profissionais que compõem a Rede de Urgência.
Entre janeiro e julho de 2023, o Samu 192 realizou mais de 38 mil saídas de ambulâncias, além das orientações médicas realizadas pela Central de Regulação de Urgência.
Autor: Otávio Coutinho