A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova irá distribuir, em breve, 964 doses da vacina do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) aos 30 municípios de sua área de abrangência. Os imunizantes, que serão destinados às gestantes a partir da 28ª semana de gestação, têm previsão de chegada no dia 9/12, com posterior distribuição. A remessa faz parte da estratégia do Ministério da Saúde (MS) destinada à prevenção de complicações causadas pelo VSR.
A partir de agora, o MS passará a entregar rotineiramente o imunizante, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), integrando-o ao Calendário Nacional de Vacinação da Gestante. O cálculo das remessas se dá conforme o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), o que permite projetar a média de gestantes esperadas na idade gestacional recomendada para a vacinação. A administração é de uma dose única a cada gestação e a meta é de que 80% das gestantes sejam vacinadas.
O vírus é uma das principais causas de infecções respiratórias graves em menores de dois anos, como a bronquiolite e a pneumonia, acarretando alta carga de hospitalizações e óbitos infantis. “A morbimortalidade é ainda mais acentuada entre prematuros e crianças com cardiopatias congênitas ou doença pulmonar crônica ligada à prematuridade”, explicou a referência técnica em Imunização do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS Ponte Nova, Thiany Oliveira.
Estima-se, conforme estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS), que o Vírus Sincicial Respiratório cause mais de 3,6 milhões de hospitalizações e cerca de 100 mil mortes em crianças menores de 5 anos de idade no mundo.
Segundo a referência técnica em Rede de Frio da SRS Ponte Nova, Ana Luiza Pinho, a medida visa reduzir a mortalidade infantil associada ao vírus, por meio da imunização ativa de gestantes, que transfere os anticorpos ao bebê. “A adoção de medidas de prevenção, como a vacina, torna-se fundamental para reduzir o impacto do VSR sobre a população mais vulnerável”, informou.
Treinamento
A chegada das vacinas contra o VSR precede um treinamento ocorrido no dia 17/11, na sede da SRS Ponte Nova, ministrado pela equipe de Imunização e Rede de Frio do Nuvepi. Na ocasião, foi discutida a vacinação a partir da 28ª semana de gestação, a técnica de administração, transporte, armazenamento e conservação, além do registro nos sistemas de informação.
Thiany Oliveira reforçou a importância de os municípios realizarem a busca ativa das gestantes a partir da semana preconizada. “A administração da vacina não deve ocorrer antes da idade gestacional estabelecida, pois não há estudos que validem a sua eficácia nesse período”, completou.
Por Tarsis Murad / Foto: Rafael Mendes
