Regional de Ponte Nova realiza primeiro monitoramento do programa VigiMinas

Imagem

Todos os 30 municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova participaram, ao longo do mês de setembro e nos primeiros dias de outubro de 2024, da primeira etapa de monitoramento do Programa de Fortalecimento do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde (VigiMinas). Os encontros foram realizados individualmente – na sede da Regional e on-line, como forma de avaliar os períodos de monitoramento. Neste primeiro momento, a Coordenação de Vigilância em Saúde (CVS), com o apoio dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) e de Vigilância Sanitária (Nuvisa), avaliaram o período de maio a agosto de 2024.

O VigiMinas visa fortalecer o planejamento, a gestão e a execução das ações de Vigilância em Saúde desenvolvidas pelo Estado e Municípios para maior articulação entre os atores, além de ampliar a eficiência das ações desenvolvidas na área. Iniciado em 2021, o programa é estruturado em etapas. Na primeira etapa, realizou-se um diagnóstico atualizado da Vigilância em Saúde dos municípios e unidades regionais de saúde (URS), com identificação de potencialidades e fragilidades. Em uma segunda etapa, ocorreu a construção conjunta do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde (Sevs-MG). A terceira etapa concentrou-se na elaboração do Plano Municipal de Implementação do Sevs-MG por parte dos municípios.

Segundo a coordenadora da CVS da SRS Ponte Nova, Graziele Dias, após a elaboração do plano, foi iniciada a etapa de implementação. “Na atual etapa, estão previstas avaliações quadrimestrais e, neste momento, concluímos com êxito nossa primeira avaliação, a qual nos permitiu identificar forças e gargalos da Vigilância em Saúde no nosso território. As metas não cumpridas puderam ser repactuadas para novo período avaliatório, que vai até abril de 2025”, explicou.

Para o coordenador da Vigilância Epidemiológica do município de Canaã, De Leon Lelis, poder participar do encontro com a SRS foi muito positivo. “A maior vantagem que observo é a proximidade com as Vigilâncias Regionais, pois muitos dos nossos profissionais municipais não têm tanta segurança sobre o plano em termos de elaboração e execução. Esse trabalho conjunto com a SRS certamente nos ajudará no desenvolvimento do trabalho e qualificará nossas ações“, testemunhou.

Autor: Tarsis Murad / Foto: Tarsis Murad

Rolar para cima