A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova distribuiu cerca de 30 mil preservativos masculinos e 13 mil unidades de gel lubrificante para os municípios e também para os Serviços de Atenção Especializada/Centros de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) de Ponte Nova e Viçosa. A distribuição dos insumos faz parte da rotina da SRS e o quantitativo foi disponibilizado para intensificar as ações de prevenção durante as festividades do Carnaval.
A última Pesquisa Nacional de Saúde do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o uso consistente de preservativos no Brasil é baixo, sendo relatado por apenas 22,8% da população sexualmente ativa. Nos últimos cinco anos, a SRS notificou 307 casos de HIV, sendo a faixa etária de 20 a 39 anos a mais acometida, correspondendo a 66,1% dos casos. No que se refere à sífilis adquirida, foram 1.397 casos, correspondendo a 65,3% dos casos na faixa etária de 20 a 39 anos.
“A prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) é realizada por meio da prevenção combinada, uma estratégia que articula diferentes ações de cuidado, tanto no âmbito individual quanto coletivo, considerando as necessidades, contextos e particularidades de cada pessoa”, explicou a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS Ponte Nova, Priscila Câmara de Moura. Dentre elas, o uso do preservativo, a testagem rápida para o diagnóstico precoce e o uso de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós Exposição (PEP).
A PrEP consiste na utilização de medicamentos antes da relação sexual, reduzindo o risco de infecção pelo HIV. Os SAE/CTA de Ponte Nova e Viçosa oferecem a profilaxia. Já em caso de relação sexual desprotegida ou contato de risco às ISTs, é importante procurar uma unidade de testagem rápida para, se necessário, dar início à PEP, realizada com o apoio de hospitais habilitados e SAE/CTA.
Além disso, a coordenadora Priscila Moura destaca que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) desempenham papel fundamental no acesso aos testes rápidos para HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C. “Com a ampliação da testagem nesses serviços, o diagnóstico tornou-se mais acessível à população, contribuindo para a identificação precoce dos casos”, destacou. Após a detecção, os usuários que necessitam de acompanhamento ou tratamento são direcionados aos SAE/CTA mais próximos, garantindo a continuidade da assistência.
Cartilha
Para intensificar os cuidados durante o Carnaval 2026, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) lançou a nova edição da cartilha “Vem Mineirizar com Saúde”, O material reúne informações práticas para curtir a folia com mais segurança, prevenção e bem-estar, abordando cuidados como hidratação constante, alimentação segura, uso de protetor solar, vacinação em dia e prevenção às ISTs. A cartilha está disponível no link https://www.saude.mg.gov.br/carnaval/.
Por Tarsis Murad / Foto: Produzida por IA
