Regional de Pirapora realiza entrega de nova remessa de vacinas aos municípios da Microrregião

Crédito: Regional de Saúde de Pirapora

Cumprindo com todos os protocolos e requisitos para armazenamento e conservação dos imunizantes, a Regional de Saúde de Pirapora entregou nos dias 10 e 11/2, mais uma remessa de vacinas aos municípios pertencentes à Microrregião. A fim de evitar aglomerações, a distribuição das vacinas ocorreu em três etapas e de forma tranquila: no dia 10/2 foram entregues, por volta das 14h, aos municípios de Pirapora e Buritizeiro; no dia 11/2, às 10h30min, aos municípios de Ibiaí, Ponto Chique e Santa Fé de Minas e no mesmo dia, às 14h, aos municípios de Várzea da Palma e Lassance.

As doses das vacinas chegaram ao município de Montes Claros, nessa terça-feira (9/2), onde a gerente regional de saúde de Pirapora, Adriana Katia Emiliano Souza, estava presente, acompanhada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para buscar as doses destinadas aos municípios da Microrregião de Pirapora. Adriana Souza ressaltou que o apoio recebido pela PMMG foi fundamental para garantir a segurança dos imunizantes desde a chegada ao aeroporto até a entrega escoltada aos municípios.

Essa terceira remessa marca o início da vacinação dos idosos a partir de 90 anos, sendo eles considerados do grupo de risco, seguindo a ordem de prioridade do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS). A previsão é de que mais de 100 mil idosos em todo o estado sejam vacinados, neste momento, em mais uma das etapas da maior operação de vacinação da história de Minas Gerais. No total de remessas para a Regional de Pirapora que abrange sete municípios, incluindo o município polo, foram distribuídas 1,8 mil doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

Crédito: Regional de Saúde de Pirapora

O secretário municipal de saúde de Pirapora, Rafael Lana, destacou a eficiência da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e das forças de segurança do Estado, que fizeram uma distribuição rápida e segura a todos os municípios da Microrregião. E ainda, ressaltou que “é necessário cada vez mais estreitar as relações de comunicação entre o estado e os municípios e que a chegada das vacinas representa um marco muito importante não só para a microrregião, como para toda Minas Gerais”, ressaltou.

Crédito: Regional de Saúde de Pirapora

O presidente do COSEMS Regional, Ronaldo Soares Campelo, ressaltou que “mesmo com o processo de vacinação já em andamento é necessário que toda a população, inclusive os já imunizados, continuem seguindo as recomendações para a prevenção da covid-19, fazendo o uso de máscaras; higienizando as mãos com água e sabão ou utilizando álcool em gel, frequentemente e, principalmente, evitando aglomerações. O vírus ainda permeia entre a sociedade, então é necessário que os cuidados continuem”, frisou.

Autor: Lillian Tararam

Rolar para cima