Com adesão de 100% dos municípios, Gerência Regional de Saúde de Pirapora apoia ativamente o Dia D de Mobilização Nacional de Vacinação, ocorrido no dia 10/5
Com o objetivo de reforçar a cobertura vacinal e proteger os grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), o Dia D de Mobilização Nacional de Vacinação, junto ao programa estadual Vacina Mais Minas, se concentrou, sobretudo, no enfrentamento à gripe, alinhando-se às estratégias que já vêm sendo conduzidas e aprimoradas pela coordenação regional ao longo dos anos.
Durante o Dia D, todos os sete municípios que compõem a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora colocaram em prática um conjunto de atividades coordenadas. Entre as ações realizadas, destacam-se a produção e divulgação de vídeos voltados à busca ativa de pessoas não vacinadas, atendimentos individualizados com orientação sobre a importância da imunização e aplicação das doses da vacina contra a Influenza.
No município de Pirapora a ação teve auxílio dos vacimóveis, veículos adaptados para atender a população como um centro de vacinação itinerante.
A mobilização também se estendeu ao ambiente digital, com a publicação de conteúdos informativos nas redes sociais das secretarias municipais de saúde, ampliando o alcance das mensagens de conscientização.
A coordenadora da Vigilância em Saúde da GRS Pirapora, Diane Menezes, destacou a presença ativa das autoridades sanitárias durante o Dia D, reforçando o compromisso com a proteção da saúde da população e o fortalecimento das ações de imunização.

Diane elencou algumas estratégias implementadas na GRS que contribuem para o aumento das coberturas vacinais. “A atuação do Grupo de Monitoramento e Avaliação da Vacinação (Gamov), a busca ativa de não vacinados, a intensificação da vacinação extramuros e o fortalecimento das parcerias intersetoriais são alguns exemplos de estratégias que adotamos na GRS Pirapora”, disse a coordenadora.
Diane também mencionou o reconhecimento nacional obtido com o estudo “Novos olhares para retomar as altas coberturas vacinais no norte de Minas Gerais“, publicado em uma revista científica. “A pesquisa analisa a perspectiva da imunização pelas equipes municipais e evidencia o trabalho articulado da GRS Pirapora frente aos desafios locais”. O estudo foi apresentado no Congresso da Sociedade Brasileira de Imunizações.
Apesar dos avanços, a Regional de Pirapora reconhece os desafios ainda enfrentados para alcançar uma ampla adesão à vacinação, especialmente diante da disseminação de desinformações sobre a segurança e eficácia das vacinas.
Reconhecendo a importância dessa mobilização, Tariana Diniz, dirigente da Gerência Regional de Saúde de Pirapora, reforçou a presença dos servidores da GRS no intuito de unir forças aos municípios, em apoio às ações planejadas para esse dia tão importante no calendário nacional. “Estive em alguns municípios e foi gratificante perceber o empenho dos profissionais de saúde em mobilizar e promover a saúde em nosso território”, disse a dirigente. “Para fazer o SUS ideal, cada gota conta”, afirmou.
Nesse sentido, tais ações reafirmam a importância do engajamento coletivo na promoção da imunização. Manter a população protegida é um esforço contínuo que exige informação, mobilização e compromisso.
Por: Gerência Regional de Saúde de Pirapora – Fotos: GRS Pirapora