Regional de Pedra Azul realiza treinamento sobre Leishmaniose Visceral Canina

Crédito: Ulisses Carvalho Santos Neto

A Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul realizou, no período de 5 a 9/06,  no município de Ponto dos Volantes, um treinamento sobre o Programa de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral Canina. O objetivo foi capacitar Agentes de Controle de Endemias (ACE), Coordenadores e Médicos Veterinários em relação às ações de manejo ambiental, educação em saúde, vigilância do vetor, diagnóstico da LVC, coleta de sangue em cães, envio de amostras biológicas, entre outros.

A capacitação contou com a palestra do Médico Veterinário da GRS de Pedra Azul, Alex Assis, e dos Agentes de Saúde Pública, José Antônio da Silva e Marfan Brasil. “A Leishmaniose Visceral é uma das endemias de maior evidência no nordeste de Minas gerais. Portanto, é muito importante atualizarmos os profissionais envolvidos para que as ações de vigilância e controle da doença estejam cada vez mais estruturadas” destacou Alex Assis.

O Agente de Controle de Endemias do município de Mata Verde, ítano Ribeiro, ressaltou a importância da capacitação para o aperfeiçoamento profissional. “A realização de treinamentos é uma ferramenta essencial para obtermos informações e assim reforçarmos as estratégias de controle da doença, visando a redução da incidência da Leishmaniose Viceral”.

Leishmaniose visceral, ou calazar, é uma doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi. A doença não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado.

Os principais sintomas da leishmaniose visceral são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações que podem pôr em risco à vida do paciente.

Autor: Allan Campos

Rolar para cima