Regional de Pedra Azul promove 2ª reunião de mediação sanitária

Créditos: Allan Campos / GRS Pedra Azul

A Regional de Saúde de Pedra Azul realizou nessa segunda-feira (10/02), a 2ª reunião com a Microrregião de Saúde de Pedra Azul, que teve como objetivo elaborar um plano de trabalho para atender a uma demanda da Promotoria que solicitou, entre outras ações, que o Hospital Ester Faria de Almeida (HEFA) realizasse a contratação de um médico cirurgião. A reunião, coordenada pelo Gerente Regional de Saúde de Pedra Azul, Marcelo Alves, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde de Pedra Azul, Glaubert Gomes, contou com a participação dos servidores da Regional Pedra Azul: Michele Ferraz, Coordenadora de Atenção à Saúde; Ronaldo Reis, Coordenador de Regulação em Saúde; Veruska Sousa, Referência Técnica da Coordenação de Atenção à Saúde; e Olívia Veiga, Referência Médica da Epidemiologia. Por parte dos municípios, participaram Arielle Almeida, técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Pedra Azul; Deisiane Nascimento, técnica de Águas Vermelhas; Odete Lacerda, Secretária Municipal de Saúde de Águas Vermelhas; Neile Lima, Secretária Municipal de Saúde de Cachoeira de Pajeú; Warlley de Souza, provedor do HEFA; e Gracielli Porto, Técnica do HEFA.

O Diretor da Regional de Pedra Azul, Marcelo Alves, explicou que foi realizada uma reunião de mediação sanitária com a Promotoria, no dia 09/10/2019, na Regional, para verificar quais as principais dificuldades da microrregião em relação à assistência, à saúde que é prestada pelo HEFA, e definir encaminhamentos para fortalecer a assistência, entre eles, a contratação de um médico cirurgião, que resida na cidade de Pedra Azul. “A promotoria havia dado um prazo para contratação do profissional, porém, a contratação não foi realizada. Por isso, a Regional propôs a realização desta 2ª reunião, com a participação dos municípios da microrregião e do prestador, para achar uma solução capaz de viabilizar a contratação do cirurgião geral, com a definição de um plano de trabalho, que contenha os valores e a proposta de rateio entre os municípios”, explicou.

O Secretário Municipal de Saúde de Pedra Azul, Glaubert Gomes, destacou que a alta rotatividade de profissionais, em especial, dos médicos, é um desafio que precisa ser superado. Em seguida, foi apresentado os dados do perfil assistencial do HEFA; os gestores tiveram acesso a um demonstrativo financeiro do hospital no ano de 2019; e o município de Pedra Azul expos os dados referente a contrapartida municipal para pagamento de anestesista, cirurgião, entre outras despesas que somam R$ 227.660,00. Também foi apresentada uma planilha com as internações de média complexidade do HEFA, dados de cirurgias ortopédicas, com a realização de 83 procedimentos, e internações sensíveis da Atenção Básica, que totalizam 430 procedimentos. “Tivemos experiências ruins no passado e agora estamos lutando para uma retomada de credibilidade junto aos municípios da microrregião. Esse é o momento de buscarmos a união entre os gestores para deixarmos as divergências de lado e buscarmos a convergência”, defendeu.

Na etapa final do encontro, o diretor da Regional Pedra Azul, Marcelo Alves, propôs que o hospital e a Secretaria Municipal de Saúde de Pedra Azul realizassem um estudo (proposta de trabalho), que entre outros dados, deve conter a despesa total que vai ser gerada com a contratação do médico cirurgião, para que, posteriormente, seja proposto um rateio do valor com os municípios da microrregião. Foi dado um prazo de 10 dias corridos para que o estudo fosse realizado e uma nova reunião foi agendada para o dia 21/02, às 9h30, no auditório da Regional Pedra Azul, para viabilizar a contratação do profissional e atender a demanda da promotoria.

Autor: Allan Campos

Rolar para cima