Regional de Pedra Azul investe na criação dos Comitês da Dengue

Imagem

O Comitê Regional de Combate à Dengue da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul (GRS Pedra Azul) realizou visita técnica aos municípios de Cachoeira de Pajeú, Divisópolis, Itinga e Medina, nesta quarta e quinta-feira (16 e 17/03). O objetivo foi criar e fortalecer os Comitês Municipais de Combate à Dengue nesses locais. Segundo o Coordenador de Epidemiologia da GRS Pedra Azul, Davidson Rodrigues, a criação do comitê municipal faz parte de proposta apresentada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) durante capacitação realizada no segundo semestre de 2015. Leia mais.

Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde de Cachoeira de Pajeú, Glaubert Gomes, já havia uma previsão de que no período de seca haveria um aumento do número casos de dengue no município, em decorrência do armazenando incorreto de água por parte de moradores. “Estamos conseguindo reverter essa situação porque estamos fazendo um trabalho de mutirões com integração com as vigilâncias. Assim, buscamos nos capacitar e repassar uma orientação adequada para que a população possa se tornar agente nesse trabalho de mobilização social que estamos promovendo”, explicou Glaubert.

Crédito: Allan Campos

Em Cachoeira de Pajeú, já está em funcionamento o Grupo de Trabalho Interssetorial (GTI), vinculado à Rede de Vigilância em Saúde, que se reúne mensalmente a fim de programar a agenda de prevenção em saúde e as capacitações necessárias. “É nesse grupo interssetorial que debatemos o tema Dengue e quaisquer outros temas de relevância para a saúde pública, juntamente com diversos órgãos governamentais, como Educação e Cultura, além de órgão não governamentais e conselhos”, explicou Glaubert.

Nos municípios de Divisópolis, Itinga e Medina, onde os Comitês Municipais da Dengue ainda não estavam em funcionamento, a equipe do Comitê Regional reforçou a importância do trabalho em Rede, com ações programadas e executadas conjuntamente, envolvendo atores de diversas áreas, como líderes comunitários e religiosos, e associações comerciais. O Coordenador de Atenção Primária de Divisópolis, Diego Araújo, acredita que a proposta da SES de criação do comitê fortalecerá o trabalho que já vem sendo realizado no município. 

Monitoramento

A partir do mês de abril os municípios terão de enviar, mensalmente, para a GRS Pedra Azul, um relatório ou plano de ação detalhando o que vem sendo discutido e executado no município para o enfrentamento à Dengue. A Assessoria de Comunicação Social da GRS Pedra Azul ficará responsável por consolidar essas informações e apresentar ao Comitê Regional da GRS os principais pontos que estão sendo apresentados nesses relatórios. A adoção desse método objetiva o acompanhamento e uma maior participação nas ações, reuniões e eventos realizados nos municípios.

Autor: Allan Campos

Rolar para cima