Regional de Patos de Minas promove encontro com prefeitos eleitos

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas realizou nesta quinta-feira, 24 de janeiro, o encontro com os prefeitos para o quadriênio 2013-2016. O objetivo foi apresentar a organização do Sistema Único de Saúde (SUS) e favorecer a parceria entre o Estado de Minas Gerais e os municípios e reuniu também vice-prefeitos e secretários municipais de saúde da região.

O Superintendente Regional de Saúde de Patos de Minas, Lindomar Marques Babilônia, comentou sobre a importância da área da saúde nos municípios e o desafio de gerenciar em prol do bem estar físico, psíquico e social. “A saúde é uma das principais pastas da gestão municipal, com aspectos multidimensionais que refletem na qualidade de vida da população”.

Presente no encontro, o deputado federal José Humberto Soares, citou a sua experiência como prefeito. “É muito grande a expectativa da população quanto ao trabalho dos novos prefeitos, principalmente no setor de saúde. É necessário haver o planejamento e priorizar os trabalhos, sendo que as ações precisam ter início, meio e fim. Assim, ao final do mandato, a população sabe reconhecer os esforços”.

O vice-prefeito de Patos de Minas, Sandro Ângelo, ressaltou que houve uma grande renovação nos poderes executivos municipais e que é preciso o Estado trabalhar de forma conjunta com os municípios. “Temos que ser criativos e unidos para discutir os problemas e ações, construindo uma rede de atendimento para atender o cidadão”.

A Secretária de Saúde de Carmo do Paranaíba e Presidente do Conselho Municipal de Secretários de Saúde (COSEMS) Regional, Leandra de Fátima da Silva Costa, observou que a parceria da SES e do COSEMS mostra resultados positivos. “Sabemos que a saúde tem muitos desafios e os resultados nem sempre são imediatos, mas vamos centralizar os esforços para que a população utilize de forma correta o sistema”.

O representante do Conselho Estadual de Saúde, Jurandir Ferreira, disse que o Conselho Municipal de Saúde é parceiro dos prefeitos. “O SUS mudou para melhor nos últimos anos, e o prefeito precisa ouvir os conselheiros e trabalhar em conjunto com a população”.

Autor: Lilian Cunha / SRS – Patos de Minas


Rolar para cima