Regional de Patos de Minas intensifica ações de mobilização social em saúde

Crédito: César Morais Rosa

Em 2021, o núcleo regional de Mobilização Social da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas tem intensificado o trabalho, com vistas às ações de mobilização social em saúde, ampliando, junto aos municípios jurisdicionais, o processo de participação popular; bem como sensibilizando autoridades públicas para atuarem como corresponsáveis pela saúde pública. O envolvimento da Regional com as referências técnicas de mobilização social de cada município tem surtido efeito.

De acordo com os balanços internos do núcleo regional, cresceram os indicadores de participação e de ações de cada município. Lagamar e João Pinheiro, por exemplo, são municípios que têm se destacado na realização dessas ações, inclusive digitais. Em abril deste ano, Lagamar promoveu 22 ações, dentre as quais a maioria se deu virtualmente, conscientizando a sua população acerca do cronograma de vacinação contra a covid-19, dos cuidados com as doenças crônicas etc.; e promovendo saúde. Já João Pinheiro, em maio deste ano, realizou 24 ações envolvendo desde orientações sobre o cuidado materno-infantil até orientações sobre a assistência farmacêutica.

Pensando nisso, Fabiana Maria Andrade de Brito, servidora da referida unidade administrativa e Especialista em Políticas e em Gestão em Saúde (EPGS), explica que a Rede Mobilização Social em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) convoca vontades para atuação na busca de um propósito comum, agregando a participação popular aos processos de trabalho, informando e demonstrando a importância que as ações terão no coletivo.

Ainda segundo Fabiana, a pandemia da covid-19 trouxe uma nova ótica a quase todas as ações, fazendo com que as mídias sociais tomassem um papel de destaque na realização da mobilização social. “As redes sociais e o meio digital são as ferramentas do momento para divulgação e para informação; por isso, usando esses recursos, mobilizar a comunidade, por exemplo, a respeito das medidas preventivas e de controle quanto ao novo coronavírus é um método eficaz de fazer a população mobilizada se sentir envolvida, tornando-se corresponsável e, por sua vez, aplicando essas práticas a sua rotina”, ressalta ela.

Autor: César Morais Rosa

Rolar para cima