As quatro microrregiões de saúde de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos poderão contar com os benefícios do Programa Agora Tem Especialistas (PATE), do Ministério da Saúde (MS). Mobilizados pela Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (CRAS), quatro municípios oficializaram interesse nas unidades móveis para realização de mutirões de serviços especializados em 26 cidades de suas microrregiões de saúde.
As unidades móveis de atenção especializada (UMAE) são veículos (carretas) adaptados para levar serviços de saúde especializados a localidades com dificuldade de acesso ou alta demanda de exames e consultas. Essas unidades móveis são operadas por meio do PATE, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a coordenadora de Redes de Atenção à Saúde (CRAS), Guatabi de Oliveira Marciano, por suas características, as carretas de saúde são importantes para reduzir o tempo de espera e a necessidade de deslocamento dos pacientes. “Elas possuem equipamentos modernos para realização de exames e procedimentos, integrando-se à rede local, e buscam reduzir as desigualdades regionais no acesso à saúde especializada com uma escalabilidade prevista até o ano de 2026”, explicou.
De acordo com a referência técnica Fabíola Silveira Lemos, na região de Passos, os municípios de Cássia, Piumhi, São Sebastião do Paraíso e Alpinópolis formalizaram interesse em receber as UMAE, para atender às microrregiões as quais pertencem.
“O fluxo de solicitação dessas unidades móveis pelos municípios envolveu pactuação na CIB Micro (comissões intergestores bipartite das microrregiões de Cássia, Piumhi, Passos e São Sebastião do Paraíso) e priorização desse serviço de acordo com as demandas locais”, explica Fabíola Lemos. “Cada unidade deverá permanecer no território por, no mínimo, 30 dias, com funcionamento de até 12 horas diárias, seis dias por semana”, acrescentou.
Serão atendidos 26 municípios com altas demandas por exames de imagem, como tomografia e ultrassonografia, prevenção e cuidado da saúde da mulher (mamografia e outros exames), oftalmologia e cirurgia de catarata. A documentação dos municípios será enviada para o Ministério da Saúde, para análise das demandas.
O PATE é um programa do Ministério da Saúde criado para diminuir as filas de espera por consultas, exames e cirurgias no SUS, utilizando unidades móveis (carretas), para teleconsultas, mutirões de exames, e o credenciamento de hospitais e clínicas privadas. “Ele será operacionalizado por meio de realização de mutirões e disponibilização de serviços móveis especializados, respeitando o planejamento regional de modo a assegurar a continuidade do cuidado”, explica Fabíola Lemos.
Na área de abrangência da SRS Passos, quatro municípios oficializaram interesse nas unidades móveis para servir às suas microrregiões:
· Cássia – para atendimento dos municípios da microrregião (Capetinga, Delfinópolis, Ibiraci, Claraval e Cássia);
· Piumhi – para atendimento dos municípios da microrregião (Capitólio, Guapé, Doresópolis, São Roque de Minas, Vargem Bonita, Pimenta e Piumhi);
· São Sebastião do Paraíso – para atendimento dos municípios da microrregião (Itamogi, Jacuí, Monte Santo de Minas, Pratápolis, São Tomás de Aquino e São Sebastião do Paraíso);
· Alpinópolis – para atendimento na microrregião de Passos, nos municípios de Bom Jesus da Penha, Carmo do Rio Claro, Fortaleza de Minas, Itaú de Minas, Nova Resende, São João Batista do Glória, São José da Barra e Alpinópolis.
Por: Enio Modesto
Foto: Ascom SRS Passos/Enio Modesto – Guatabi Marciano e Fabíola Lemos durante reunião virtual de alinhamento com municípios
