Regional de Passos capacita profissionais para implantação de testes rápidos para HIV

Crédito: Márcia Silva
Entre os dias 23 de maio e 30 de junho, equipes da Atenção Básica dos municípios de Passos e São Sebastião do Paraíso participam de capacitação para implantação dos Testes Rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C. O treinamento é promovido pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST) da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos). 
A capacitação compreende uma etapa teórica, certificada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e outra etapa prática. Para essa, a SRS Passos estabeleceu uma parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento do Ambulatório Escola de Passos (AMBES). Durante as aulas práticas, as equipes realizaram testes rápidos nos usuários do AMBES, na população de rua que frequenta a Praça de São Benedito e na população carcerária da Unidade Prisional, supervisionados pela equipe do AMBES e da SRS Passos. 
 
A coordenadora do NUVEAST, Suely de Fátima Cortez, considera a descentralização da testagem rápida para as Unidades Básicas de Saúde um avanço, uma vez que oportuniza o acesso da população alvo das infecções sexualmente transmissíveis ao diagnóstico precoce e tratamento oportuno. “A capacitação é de fundamental importância para que a qualidade da atenção à saúde seja garantida ao usuário, e nossa expectativa é alcançar o maior número de usuários com necessidade de serem testados. Nesse sentido, estamos garantindo suporte incondicional aos municípios selecionados nesta primeira etapa da implantação do teste rápido nos serviços da atenção primária”, enfatizou Suely. A previsão é de que, a partir do dia 15 de julho, as unidades básicas de saúde dos municípios de Passos e São Sebastião do Paraíso estejam aptas a realizarem a testagem nos usuários.

Autor: Márcia Silva

Rolar para cima